A cerimônia do Grammy 2026 acontece neste domingo (1º/2) e promete reunir alguns dos principais nomes da música mundial. Entre artistas consagrados e apostas recentes da indústria, a premiação deve ser marcada por apresentações grandiosas e disputas acirradas nas principais categorias.
Entre as histórias mais curiosas da noite está a de Leon Thomas. Conhecido do público nos anos 2010 por atuações em produções da Nickelodeon, o artista chega ao Grammy como um dos destaques da edição. Ele concorre em seis categorias com o álbum Mutt e aparece como o nome mais indicado do R&B neste ano.
1 de 7
Leon Thomas interpretou Andre na série Brilhante Victoria da Nickelodeon
Divulgação/Nickelodeon
2 de 7
Leon Thomas também já trabalhou como dublador de Backyardigans
Reprodução/Instagram @leonthomas
3 de 7
Com Snooze, de SZA, ele venceu um Grammy em 2025 pelo trabalho de produção
Reprodução/Instagram @leonthomas
4 de 7
Leon Thomas trabalhou ao lado de Drake, SZA e também Ariana Grande
Reprodução/Instagram @leonthomas
5 de 7
Após sucesso como ator, Leon Thomas trabalhou como produtor de vários cantores
Reprodução/Instagram @leonthomas
6 de 7
Leon Thomas garantiu 6 indicações ao Grammy 2026 com o álbum Mutt
Reprodução/Instagram @leonthomas
7 de 7
Leon Thomas foi indicado em 6 categorias no Grammy 2026
Reprodução/Instagram @leonthomas
Leon ficou marcado por papéis em séries como iCarly e Brilhante Victoria. Após deixar a atuação em segundo plano, construiu uma trajetória sólida nos bastidores da música, trabalhando como produtor e compositor ao lado de artistas como Drake, SZA e Ariana Grande, colega de elenco na Nickelodeon.
O destaque nesses trabalhos foi grande e rendeu a ele um Grammy em 2025. A vitória foi referente à coautoria e produção de Snooze, de SZA, eleita Melhor Canção de R&B.
Agora, com um trabalho solo, ele disputa seis categorias no Grammy 2026: Álbum do Ano (Mutt), Melhor Álbum de R&B (Mutt), Melhor Performance de R&B (Mutt – Tiny Desk), Melhor Performance Tradicional de R&B (Vibes Don’t Lie), Melhor Canção de R&B (Yes It Is) e Artista Revelação.
Na principal categoria da noite, Álbum do Ano, Leon concorre com nomes como Bad Bunny, Kendrick Lamar, Lady Gaga e Tyler, The Creator. Em Artista Revelação, aparece ao lado de nomes que ganharam força ao longo do último ano, como Olivia Dean e Katseye.
Leia também
A carreira de Leon Thomas
Leon George Thomas III nasceu em Nova York, em uma família ligada ao jazz, e começou a carreira ainda criança, na Broadway, interpretando Simba em O Rei Leão. Pouco depois, entrou para o universo da Nickelodeon como dublador em Backyardigans e, mais tarde, integrou o elenco de Brilhante Victoria.
Paralelamente à atuação, passou a se dedicar à música. Trabalhou como compositor e produtor, formou o duo The Rascals e assinou projetos de destaque na indústria antes de investir definitivamente na carreira solo.
Após lançar o disco de estreia Electric Dusk, em 2023, ele fez muito sucesso ao lançar o album Mutt, que rendeu as seis indicações ao Grammy 2026.

