O filme O Agente Secreto foi indicado, em quatro categorias, ao Oscar 2026. Dirigida por Kleber Mendonça Filho, a produção brasileira concorre a Melhor Filme; Melhor Filme Internacional; Melhor Ator, com Wagner Moura; e Melhor Elenco, com Gabriel Domingues.
A produção de Mendonça Filho se iguala ao recorde de um dos clássicos do cinema nacional. Assim como O Agente Secreto, Cidade de Deus recebeu quatro indicações ao Oscar.

![]()

1 de 6
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação

2 de 6
Maria Fernanda Candido em O Agente Secreto
Reprodução

3 de 6
Wagner Moura e Tânia Maria em O Agente Secreto
Reprodução

4 de 6
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação

5 de 6
Sebastiana, de O Agente Secreto
Foto: Reprodução/O Agente Secreto

6 de 6
Cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Divulgação
Cidade de Deus, filme de Fernando Meirelles, participou do Oscar de 2004 e concorreu nas categorias de Melhor Direção; Melhor Roteiro Adaptado, com Bráulio Mantovani; Melhor Fotografia, com César Charlone; e Melhor Montagem, com Daniel Rezende. Embora as indicações tenham sido um marco, o longa estrelado por Douglas Silva e Darlan Cunha não conquistou nenhuma estatueta.
Especialistas previram indicações
A crítica especializada previu que O Agente Secreto pudesse alcançar números expressivos nas indicações do Oscar 2026. O longa de Kleber Mendonça Filho tem feito sucesso ao redor do mundo desde que estreou em Cannes, em maio de 2025. No evento francês, o filme levou prêmios de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho; Melhor Ator, para Wagner Moura; o Prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema; e o prêmio concedido pela Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai.
Leia também
O feito mais recente e que é apontado como decisivo para as indicações foram as conquistas no Globo de Ouro. No último dia 11, o longa levou as estatuetas de Melhor Filme de Língua Não Inglesa e de Melhor Ator em Filme de Drama com o protagonista.
A lista de mais de 50 vitórias inclui ainda o primeiro título de Melhor Filme Internacional de um longa brasileiro no Critic’s Choice, além de prêmios em festivais de cinema de Nova York, Los Angeles, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro.
