Divulgação

O filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, foi considerado inelegível para o WGA Awards. O prêmio é concedido pelo Writers Guild of America, o sindicato dos roteiristas de cinema e televisão dos Estados Unidos.
O longa brasileiro apareceu na lista oficial de produções que foram desclassificadas da próxima edição da premiação, marcada para 8 de março.
Além de O Agente Secreto, também ficaram fora da disputa títulos como Foi Apenas um Acidente, Valor Sentimental, Sirat, Sorry, Baby, Blue Moon, Rental Family e A Única Saída.
A exclusão de filmes nessa fase é comum no WGA Awards e está ligada às regras rígidas do sindicato, que aceita apenas roteiros escritos sob acordos coletivos reconhecidos pela entidade ou por afiliadas de outros países.

![]()

1 de 6
Wagner Moura e Tânia Maria em O Agente Secreto
Reprodução

2 de 6
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura em gravação de O Agente Secreto
Divulgação

3 de 6
Wagner Moura no filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Victor Juca/Divulgação

4 de 6
Wagner Moura no filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Divulgação

5 de 6
Cena do filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Divulgação

6 de 6
Maria Fernanda Candido em O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Cinema Scopio/Divulgação
Mesmo produções amplamente premiadas e bem posicionadas na corrida pelo Oscar acabam ficando fora da votação do WGA. Neste ano, longas exibidos e premiados em festivais como Cannes, Veneza e Sundance, incluindo O Agente Secreto, não poderão ser votadas pelos membros do sindicato.
Leia também
As regras do WGA também determinam que, além de atender aos critérios sindicais, os roteiros precisam ser formalmente inscritos pelos estúdios. Casos como The Chronology of Water, estreia de Kristen Stewart na direção, ficaram fora justamente por não terem sido submetidos.
As cédulas de votação devem ser devolvidas até 20 de janeiro pelos votantes e os indicados serão anunciados em 27 de janeiro.
