“Não adianta estar em uma mina de ouro e não explorar”, diz Bocalom ao visitar maior bananal de Rio Branco

Prefeito conheceu de perto a maior produção de banana da capital e ouviu produtores da região

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve nesta terça-feira (28), no Ramal do Baixa Verde, onde visitou áreas de produção agrícola e conversou com produtores rurais que atuam no fortalecimento da economia do campo na capital acreana. A agenda contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano e incluiu a visita à propriedade do produtor Raul Gonçalves, considerado um dos maiores produtores de banana de Rio Branco.

Além disso, Bocalom acompanhou das plantações, dialogou com trabalhadores e produtores da região e a falou das condições do ramal, que vem passando por serviços de manutenção para garantir o escoamento da produção. Ao falar sobre a importância do investimento no setor produtivo, o prefeito reafirmou uma defesa histórica de sua gestão: o agronegócio. “Sempre falei, campo rico, cidade rica, campo pobre, cidade pobre. Todos os municípios do Brasil só se desenvolveram mesmo as zonas urbanas quando você tem riqueza que vem do campo”, afirmou.

Prefeito conheceu de perto a maior produção de banana da capital e ouviu produtores da região/Foto: ContilNet

Bocalom destacou que o desenvolvimento urbano está diretamente ligado ao fortalecimento da produção rural e lembrou experiências anteriores que, segundo ele, comprovam essa relação. “Foi isso que eu fiz na Acrelândia, quando cheguei lá, começamos a incentivar a produção. Agora, quando chegamos aqui em Rio Branco, esse aqui é um grande exemplo, um case de sucesso que nós temos da prefeitura de Rio Branco.”

O prefeito também ressaltou que a recuperação dos ramais foi um passo fundamental para impulsionar o setor produtivo. “Antes de nós, aqui tinha os ramais, mais de 200 quilômetros de ramais, só que não rodavam. Não tendo ramais, já é o primeiro passo para não se ter produção. A partir de 2012, começamos a recuperar os ramais todos aqui, aí o pessoal começou a ver que tinha estrada para retirar a produção.”

Ramal do Baixa Verde comercializa de 600 a 750 caixas por semana/Foto: ContilNet

Segundo Bocalom, além da infraestrutura, a gestão municipal atua com assistência técnica e apoio direto aos produtores, criando um ambiente favorável para novos investimentos no campo. “Não adianta você estar sentado em cima de uma mina de ouro e você não ter estrada, você não ter como explorar essa mina de ouro. E a nossa terra aqui é a nossa mina de ouro.”

Produtor capixaba Raul Gonçalves é exemplo de crescimento e geração de renda no campo/Foto: ContilNet

A propriedade visitada pertence ao produtor Raul Gonçalves.  Natural do Espírito Santo, Raul tem 63 anos e vive no Acre há quase quatro décadas. A história no estado começou de forma simples: ao chegar, trabalhou por dois anos no corte da seringa para garantir a sobrevivência da família. Com o tempo, encontrou na agricultura o caminho para se estabelecer definitivamente.

Raul Gonçalves comercializa para Acre, Amazonas e Mato Grosso e começou em Acrelândia/Foto: ContilNet

Ele atua há 38 anos na produção de banana e, há três anos, passou a investir no Ramal Baixa Verde. Atualmente, a área possui 100 hectares, com cerca de 100 mil covas plantadas, sendo 60 mil já em produção.

Sua produção mensal varia entre 600 e 750 caixas de banana, comercializadas para Rio Branco, Manaus e Cuiabá, com uma arrecadação média de R$ 240 mil por mês. Além da banana comprida, o produtor realiza testes para a produção da banana-maçã. Os três filhos de Raul também atuam como produtores rurais, fortalecendo a atividade familiar no campo.

Prefeito e secretário visitam plantação de café/Foto: ContilNet

A agenda no Ramal Baixa Verde foi encerrada com visitas a propriedades vizinhas que investem na produção de café. Entusiasta da cultura cafeeira, Bocalom conversou com produtores locais e acompanhou de perto áreas de plantio, destacando a diversificação agrícola como uma das alternativas para fortalecer a economia rural de Rio Branco.