Um homem de 31 anos foi preso após descumprir uma medida protetiva e invadir a casa da própria mãe, de 58 anos, no bairro Eldorado, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, na madrugada de segunda-feira (05).
O flagrante aconteceu depois que a vítima acionou o ‘botão do pânico’ do aplicativo SP Mulher Segura, criado pelo Governo de São Paulo para reforçar o enfrentamento à violência doméstica no estado.
Botão do pânico
De acordo com a polícia, o suspeito estava proibido judicialmente de se aproximar da mãe desde junho, após um histórico de agressões. Mesmo assim, pulou o muro e entrou na casa durante a madrugada.
Com medo de novas agressões, a mulher utilizou o recurso de emergência do aplicativo. O alerta foi emitido imediatamente às forças de segurança por meio do sistema de georreferenciamento.
Guardas civis municipais chegaram ao local poucos minutos depois e prenderam o homem em flagrante. Ele foi levado à Delegacia de Defesa da Mulher, onde o caso foi registrado como descumprimento de medida protetiva de urgência e violência doméstica.
SP Mulher Segura
O aplicativo SP Mulher Segura conta atualmente com cerca de 37,6 mil usuários ativos e já possibilitou o registro de aproximadamente 1,6 mil boletins de ocorrência.
A delegada e coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), Cristiane Braga, avalia que o aplicativo é um importante instrumento das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
“Estamos utilizando a tecnologia para dar mais rapidez ao atendimento dessas vítimas, o que é essencial nesses casos. Com isso, também conseguimos integrar as forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar e Guardas Municipais, no combate à violência doméstica”, afirmou.
Leia mais:
- Filho de PM é atacado com golpes de taco com arame farpado; veja vídeo
- Homem empurra sobrinha da esposa da escada e agride enteado; veja vídeo
- Babá brasileira é morta pela patroa em Portugal com golpe de bloco de cimento
