O incêndio no bar Constellation, em Crans-Montana, na Suíça, reacendeu a memória de uma das maiores tragédias envolvendo incêndios no Brasil: o caso da boate Kiss. Nesta sexta-feira (2), a tragédia voltou a ganhar destaque na mídia internacional.
- Vídeo revela momento em que velas em champanhe iniciam incêndio que matou dezenas de pessoas; veja
“Da festa ao pesadelo” foi a manchete do jornal francês Libération, que ressaltou que a maioria das vítimas era formada por jovens entre 15 e 20 anos. A reportagem destacou o forte impacto emocional do incêndio, enfatizando o drama vivido por familiares e amigos das vítimas.
O jornal também classificou o episódio como uma das piores tragédias da história recente da Suíça, ressaltando as consequências humanas e emocionais, especialmente para os jovens da região e para as famílias que ainda buscam por desaparecidos.
Na cobertura, o Libération relembrou outros episódios semelhantes ao redor do mundo, entre eles o incêndio da boate Kiss, ocorrido em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 27 de janeiro de 2013, que deixou 242 mortos, a maioria jovens.
Entenda o caso
O incêndio no bar Constellation ocorreu durante as comemorações de Ano-Novo, na quinta-feira (1), e teria sido provocado por fogos de artifício. Cerca de 250 pessoas foram presas em diferentes cidades, e, em alguns pontos, a polícia de choque precisou ser acionada para conter tumultos e incêndios criminosos relacionados ao episódio.
Investigação
A investigação busca apurar se o bar cumpria as normas de segurança contra incêndio, especialmente por se tratar de um espaço com vários níveis, incluindo um subsolo utilizado como discoteca, além do uso de materiais altamente inflamáveis.
Imagens registradas por testemunhas mostram vítimas tentando, sem sucesso, encontrar saídas de emergência, o que levantou dúvidas sobre o cumprimento das exigências de segurança e a existência de rotas adequadas de fuga.
Veja mais:
- 40 pessoas morrem em incêndio durante festa de Réveillon na Suíça; vídeo
- O que se sabe sobre incêndio que deixou pelo menos 40 mortos na Suíça
- Vídeo revela momento em que velas em champanhe iniciam incêndio que matou dezenas de pessoas; veja

