Após três dias de internação, o jovem Eduardo Linhares, de 17 anos, recebeu alta médica na última terça-feira(27). O adolescente foi uma das vítimas de um raio que atingiu a Praça do Cruzeiro, em Brasília, próximo ao Memorial JK, durante uma mobilização política realizada no último domingo (25). O impacto da descarga elétrica causou ferimentos graves, incluindo hemorragias em ambos os ouvidos e queimaduras de diversas graduações por todo o corpo.
- Saiba estado de saúde das vítimas de raio em manifestação de Nikolas Ferreira
Relato do incidente e primeiros socorros
Em entrevista ao Metrópoles, o jovem descreveu o momento exato da descarga como uma explosão repentina seguida pela perda imediata de consciência. De acordo com o relato, o impacto foi tão intenso que os objetos que ele carregava foram destruídos: a capa de chuva derreteu e a bandeira que portava chegou a incendiar-se.
“Naquele momento, não conseguia mexer nada do pescoço para baixo“, afirmou o jovem, que inicialmente não tinha dimensão das queimaduras em suas costas.
Eduardo relatou que, ao retomar a consciência ainda no local, enfrentou momentos de desespero ao perceber a ausência de sensibilidade e movimentos do pescoço para baixo.
Jovem vítima do raio em manifestação promovida por Nikolas Ferreira || Reprodução: BRENO E SAKI/METRÓPOLES
A mãe do adolescente afirmou que, logo após o choque, o jovem apresentou sinais clínicos preocupantes, como extremidades arroxeadas e palidez severa. Os primeiros socorros foram prestados por pessoas que estavam nas proximidades, que o encaminharam em seguida para as equipes de emergência presentes na manifestação.
Quadro clínico
O restabelecimento dos movimentos corporais ocorreu de forma gradual, iniciando-se durante o atendimento no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Após os cuidados primários na rede pública, o adolescente foi transferido para uma unidade de saúde particular na Asa Sul, onde permaneceu sob observação e realizou exames complementares.
A equipe médica responsável pelo caso informou que o jovem apresentou uma evolução clínica satisfatória ao longo da última segunda-feira (26), o que possibilitou sua liberação para continuar a recuperação em casa.
Outras vítimas
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal informou que a tempestade que atingiu a região durante o ato político resultou em um atendimento massivo. Segundo informações, ao todo, 89 pessoas receberam assistência médica na Praça do Cruzeiro, a maioria apresentando quadros de hipotermia devido à forte chuva.
Além disso, 47 pessoas precisaram de transporte para unidades hospitalares. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal confirmou que 27 pacientes deram entrada no Hospital de Base e outros 14 no Hospital Regional da Asa Norte em decorrência da descarga elétrica.
Assista o vídeo:
Não houve registros de vítimas fatais relacionadas ao incidente.
O ato político
O evento na Praça do Cruzeiro marcou o encerramento da Caminhada da Liberdade, um trajeto de mais de 250 quilômetros iniciados em Minas Gerais. A manifestação, organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira, reuniu apoiadores para pautas em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra detido no Complexo Penitenciário da Papuda.
Leia mais no BacciNotícias:
- Nikolas Ferreira compartilha vídeo que atribui raio a causa espiritual
- Tarcísio de Freitas chama Nikolas Ferreira de ‘fenômeno’ após caminhada até Brasília
- Novo vídeo mostra momento que raio atinge protesto de Nikolas Ferreira em Brasília
O post Jovem atingido por raio em manifestação de Nikolas Ferreira recebe alta apareceu primeiro em Bacci Noticias.
