Recurso em teste deixa usuário escolher entre respostas rápidas ou mais detalhadas da Meta AI no aplicativo do WhatsApp

(Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock)

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Tudo sobre Inteligência Artificial

Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp está testando uma nova função que permite ao usuário escolher como a inteligência artificial (IA) Meta AI deve responder mensagens no WhatsApp. Chamado de modo “Raciocínio”, o recurso foi encontrado pelo site WABetaInfo na versão de testes do aplicativo para celulares Android. Com essa mudança, a IA da Meta poderá entregar respostas mais cuidadosas e detalhadas em vez de apenas textos rápidos no aplicativo de mensagens.

Atualmente, a IA do app funciona num único formato automático, focado na agilidade. Com a atualização, aparecerá um novo menu de seleção dentro da própria conversa. Essa novidade coloca o WhatsApp em pé de igualdade com outros chatbots populares, como o ChatGPT (OpenAI) e o Gemini (Google), que oferecem opções parecidas.

O modo “Rápido”, identificado por um ícone de raio, vai servir para perguntas simples do dia a dia. Ele funciona de forma praticamente instantânea, priorizando a velocidade da resposta sem fazer análises muito profundas sobre o que foi pedido. Esse é o estilo padrão que todas as pessoas já utilizam hoje ao conversar com a Meta AI no WhatsApp.

Montagem com celulares mostrando telas para escolher entre modo rápido e modo raciocínio no Meta AI dentro do aplicativo do WhatsApp
Com a atualização, aparecerá um novo menu de seleção dentro da própria conversa com a Meta AI no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Já o modo “Raciocínio” terá o símbolo de uma lâmpada e servirá para tarefas mais difíceis. Quando ativado, o robô vai demorar um pouco mais para responder porque precisa analisar o contexto e revisar possíveis erros. É a opção ideal para resolver problemas de matemática, montar planos ou resumir textos longos, por exemplo.

O usuário terá controle total para mudar de modo a qualquer momento. Para isso, vai bastar tocar (ou clicar) no ícone dentro da caixa de texto. Por enquanto, a função está em fase de desenvolvimento e não há uma data confirmada para chegar a todos os aparelhos. As melhorias devem aparecer primeiro para quem participa do programa de testes do WhatsApp Beta.

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.