As dificuldades na travessia por balsa entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, intensificadas pela cheia do Rio Juruá, reforçam a necessidade urgente da construção da ponte que conectará permanentemente os dois municípios. O projeto ganhou novos avanços com anúncios recentes do Governo Federal e do DNIT.

Enquanto a ponte não sai do papel, os moradores do Vale do Juruá seguem enfrentando riscos e transtornos na travessia por balsa,: Foto/Reprodução
Na última quarta-feira (28), foi autorizado o repasse de R$ 956 mil para a elaboração do projeto executivo da ponte sobre o Rio Juruá, na BR-364, em Rodrigues Alves. A liberação consta na portaria GM/MPO nº 17, publicada no Diário Oficial da União, e os recursos serão administrados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Segundo Ricardo Araújo, superintendente do DNIT no Acre, a expectativa é que os trabalhos para a elaboração do projeto executivo comecem ainda em 2026. O custo estimado é de cerca de R$ 3,5 milhões, com prazo de conclusão entre oito e dez meses.
Após a finalização do projeto, a previsão é que o processo de licitação para a construção da ponte seja iniciado entre o final de 2026 e o começo de 2027, possibilitando o início das obras ainda naquele ano.
Enquanto a ponte não sai do papel, os moradores do Vale do Juruá seguem enfrentando riscos e transtornos na travessia por balsa, especialmente durante o período de cheia, quando a força da correnteza dificulta a passagem segura e regular entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.
