Governo Federal libera R$ 1,2 milhão ao Acre para ações emergenciais da Defesa Civil

O valor poderá ser aplicado em atendimento à população afetada e na recuperação de prédios e estruturas públicas que sofreram danos devido a eventos climáticos

O governo federal liberou uma verba de R$ 1.220.232,80 para o Estado do Acre, com o objetivo de financiar ações emergenciais de Proteção e Defesa Civil, focadas na resposta a desastres naturais e na recuperação da infraestrutura danificada. A autorização foi formalizada por meio de uma portaria publicada nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU).

Os recursos, provenientes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, serão repassados em uma única parcela e devem ser utilizados exclusivamente nas ações de resposta já registradas pelo Estado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). O valor poderá ser aplicado em atendimento à população afetada e na recuperação de prédios e estruturas públicas que sofreram danos devido a eventos climáticos extremos.

O Acre tem um prazo de até 180 dias para executar as ações previstas, e após esse período, deverá prestar contas à União dentro de 30 dias, conforme as normas para repasses emergenciais. A portaria foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, e reforça o apoio do governo federal ao enfrentamento dos desastres no estado.