Juruá Informativo

Gladson explica suspensão do Carnaval diante da cheia do Rio Acre: “Prioridade são as famílias”

O governador do Acre, Gladson Camelí, comentou nesta sexta-feira (30), por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, sobre a decisão do governo estadual em não realizar o Carnaval 2026 na capital acreana. A medida ocorre em razão do momento delicado enfrentado pelo estado, com cheias em diversos rios e risco de alagações em várias regiões.

Após terceira cheia do Rio Acre, governo cancela Carnaval 2026 | Foto: Reprodução

Gladson destacou que as fortes chuvas registradas nas últimas semanas e as previsões de novos transbordamentos levaram o governo a redirecionar recursos e esforços para ações emergenciais. Segundo Camelí, a prioridade neste momento é garantir proteção e assistência às famílias que já foram atingidas ou que ainda podem sofrer com as cheias.

“Meus amigos, esse ano, em razão das fortes chuvas, com previsão de alagações e transbordamentos, o nosso governo tomou a decisão de priorizar os esforços na proteção e socorro das famílias afetadas. Por isso, ao invés de patrocinar e realizar a festa de carnaval, vamos centrar os nossos investimentos na proteção e socorro das famílias que podem ser afetadas pelas cheias. Toda nossa mobilização será para atender às necessidades das famílias que, nesse momento, precisam de suporte. É uma decisão difícil, mas necessária porque estamos, mais uma vez, colocando as pessoas em primeiro lugar”, afirmou.

A situação é considerada crítica principalmente na capital acreana. O Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento pela terceira vez em pouco mais de um mês, aumentando a preocupação das autoridades com novas alagações em bairros ribeirinhos e áreas de risco.

O governo do Estado informou que segue monitorando o nível dos rios e mantendo equipes de prontidão, em parceria com a Defesa Civil e outros órgãos, para prestar assistência humanitária, realizar remoções, se necessário, e minimizar os impactos causados pelas cheias em todo o Acre.

Sair da versão mobile