Nizo Neto, filho do renomado humorista Chico Anysio, revelou que o ator doou todos os direitos de personagens clássicos como Professor Raimundo para a Rede Globo pouco antes de morrer, em 2012.
O herdeiro do comediante detalha que a família precisa pedir autorização caso queira fazer um tributo ou publicidade à obra do ator. Ele disse ainda que duvida que o pai tenha lido o contrato de cessão dos direitos autorais que assinou com a emissora antes da morte.

![]()

1 de 10
Chico Anysio
Nelson Di Rago/Globo

2 de 10
Chico Anysio
Acervo/Globo

3 de 10
Chico Anysio
Acervo/Globo

4 de 10
Chico Anysio e o filho Nizo Neto
Reprodução

5 de 10
Chico Anysio
Reprodução/New Mag

6 de 10
Ela é acusada de ter administrado mal os bens de Chico
Instagram/Reprodução

7 de 10
Chico Anysio morreu em 2012
Divulgação/TV Globo

8 de 10
O humorista deixou uma fortuna estimada em R$ 150 milhões
Reprodução

9 de 10
Chico Anysio morreu há 11 anos
Sergio Martins/Divulgação

10 de 10
Professor Raimundo, um dos personagens mais icônicos do humorista
Rede Globo
“Doou todos os direitos dos personagens. Não sei como funciona direito, ele assinou um contrato lá, de que os personagens dele, os que ele fez na Globo, pertencem à Globo. Então, se a gente quiser fazer qualquer coisa, merchandising, etc, precisa pedir autorização“, revelou no podcast NaTelinha Talks.
Nizo, no entanto, acredita na boa relação entre a emissora e a família, mas confessou que questiona a decisão tomada por Anysio. “Eles [a Globo] vão dar [a autorização], lógico que vão dar, mas não pode sair fazendo. Vou ter que ir lá formalmente fazer um pedido e eles vão ceder. Nunca tentei, mas tenho certeza de que vão”, disse.
“Agora, que ideia dele, né? Fazer isso… Se vacilar, nem leu, deve ter assinado sem ler. Eu gostaria muito de entender”, completou.
Humorista e ícone da TV brasileira, Chico Anysio morreu em 2012 aos 80 anos, após um longo histórico de problemas respiratórios em decorrência do uso do cigarro. Ao longo da carreira de décadas na TV, criou mais de 200 personagens, como o Professor Raimundo, Painho, Bento Carneiro, Seu Boneco e muitos outros.
