Daniel Schaefer/BBP Train Dreams. LLC. © 2025.

Para além do sucesso estrondoso de O Agente Secreto, um nome se destaca em premiações internacionais e leva o Brasil para o mundo: Adolpho Veloso. Nesta terça-feira (27/1), ele repete o feito do Oscar 2026 e elenca a lista de indicados, na categoria Melhor Fotografia, no Bafta pelo filme Sonhos de Trem.
O sucesso Adolpho Veloso
- Antes de chamar a atenção em Hollywood, Veloso construiu uma carreira sólida como diretor de fotografia em produções como Rodantes (2021), El Perfecto David (2021) e Mosquito (2020).
- Ele começou a trabalhar em produções dos Estados Unidos no filme Jockey (2021), que assim como Sonhos de Trem foi dirigido por Clint Bentley.
- A parceria dos dois começou após a participação de Veloso no documentário On Yoga, que chamou a atenção do cineasta.
- O fotógrafo também trabalhou em outros projetos internacionais, como a série Becoming Elizabeth e o curta American Cancer Story.
- Além do cinema e da TV, também atuou como diretor de fotografia em videoclipes, incluindo Ameianoite, de Pabllo Vittar e Gloria Groove.
Poucas horas após receber a notícia de que concorre ao Bafta pelo longa, protagonizado por Joel Edgerton e Felicity Jones, Veloso conversou com o Metrópoles e comemorou a novidade.
“É incrível e surreal ao mesmo tempo. Quando você está fazendo um filme, essa é a última coisa que você imagina que vai acontecer. Pensando em Oscar, Bafta, são coisas que a gente (os brasileiros) se acostumou a acreditar que parecem distantes”, avalia.
1 de 3
Adolpho Veloso ganhou o Critics Choice Award de Melhor Fotografia por Sonhos de Trem na 31ª edição anual do Critics Choice Awards
Gilbert Flores/Variety via Getty Images
2 de 3
Adolpho Veloso discursa durante a exibição do filme Sonhos de Trem nas exibições de filmes do BAFTA
Arturo Holmes/Getty Images
3 de 3
Adolpho Veloso posa para um retrato no Indiewire Craft Roundtables 2025
Rich Polk/IndieWire via Getty Images
Leia também
Adolpho ainda contou que, no caso do Bafta, está no Brasil para comemorar com familiares e amigos, recebendo o calor que apenas os brasileiros são capazes de dar. “É incrível estar aqui!”, exaltou ele.
É do Brasil!
Adolpho Veloso, que também venceu o Critics Choice Awards com a mesma produção, se junta ao filme O Agente Secreto na temporada de premiações.
No Oscar, o longa de Kleber Mendonça Filho foi indicado nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco, enquanto Wagner Moura recebeu destaque em Melhor Ator.
O longa Sonhos de Trem, estrelado por Joel Edgerton, acompanha a história de Robert Grainier, um lenhador solitário do início do século XX, que enfrenta luto e isolamento em meio à transformação dos EUA com a industrialização e a chegada das ferrovias. A produção está disponível na Netflix.