O ex-snowboarder olímpico canadense Ryan James Wedding, de 44 anos, foi capturado após quase um ano foragido da Justiça, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (23). Wedding era um dos alvos mais procurados do FBI, acusado de chefiar uma organização internacional de tráfico de drogas e de ordenar assassinatos ligados ao narcotráfico.

Ryan Wedding estava foragido há mais de um ano e era procurado pelo FBI — Foto: Reprodução
De acordo com autoridades norte-americanas, ele comandava o envio de grandes quantidades de cocaína da Colômbia para os Estados Unidos e o Canadá. Ele também é investigado por envolvimento direto em diversos homicídios, incluindo o assassinato de um casal que teria sido morto por engano.
- Ex-atleta olímpico e megatraficante de drogas e está na lista de procurados do FBI; veja quem é
Em declarações ao The New York Times, o diretor do FBI, Kash Patel, classificou o criminoso como uma “versão moderna” de Pablo Escobar e de Joaquín “El Chapo” Guzmán, destacando o alcance e a violência da organização criminosa liderada por ele.
Do esporte olímpico ao crime
Ryan Wedding durante as olímpiadas de inverno de 2002 – Foto: Reprodução
Nascido em 1981, em Thunder Bay, no Canadá, Ryan Wedding foi atleta da seleção canadense de snowboard nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Salt Lake City (EUA). Um erro logo no início da competição teria marcado negativamente sua carreira esportiva, afastando-o definitivamente do alto rendimento.
Após deixar o esporte, ele passou a frequentar academias e trabalhar como segurança em boates em Vancouver, onde se aproximou de criminosos locais. Pouco tempo depois, iniciou sua trajetória no crime organizado, atuando com gangues como os Hells Angels no cultivo e distribuição de drogas.
Preso em 2008 após uma operação frustrada de tráfico de cocaína, Wedding passou por prisões nos EUA e no Canadá. Segundo investigadores, o período atrás das grades funcionou como uma “escola do crime”, permitindo que ele ampliasse sua rede de contatos e se consolidasse como um dos principais nomes do narcotráfico internacional.
Após deixar a prisão, o criminoso teria articulado rotas de tráfico envolvendo o México e o Canadá, em parceria com o Cartel de Sinaloa. Mesmo foragido, continuou a comandar operações criminosas e, segundo autoridades, teria ordenado execuções para eliminar suspeitos de colaboração com a polícia.
Agora preso, Ryan Wedding deve responder por crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e homicídios, encerrando uma trajetória marcada por uma queda brutal: do esporte olímpico ao topo do crime organizado.
Leia mais no BacciNoticias:
- Gamer desaparece após ligar videogame e mistério é solucionado 6 anos depois
- Menino de 11 anos é acusado de matar o próprio pai a tiros e motivo choca
- Jovem leva golpe de facão no rosto após discussão por R$ 5 reais
O post Ex-atleta olímpico vira barão do tráfico e é preso após quase um ano foragido apareceu primeiro em Bacci Noticias.