Juruá Informativo

É do Brasil! O Agente Secreto e Wagner Moura são indicados ao Oscar

É do Brasil! O Agente Secreto e Wagner Moura são indicados ao Oscar

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quinta-feira (22) os indicados ao Oscar 2026. “O Agente Secreto” apareceu como Melhor Direção de Elenco, Melhor Filme Internacional (pelo Brasil) e Melhor Filme. Já Wagner Moura foi nomeado como Melhor Ator.

O brasileiro Adolpho Veloso, diretor de fotografia de “Sonhos de Trem”, apareceu na categoria de Melhor Fotografia.

No total, Brasil apareceu em 5 categorias (Imagem: CinemaScópio Produções e Vitrine Filmes/Divulgação)

O Agente Secreto no Oscar 2026

“O Agente Secreto” recebeu três indicações: Melhor Direção de Elenco, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme. A categoria de elenco é inédita no Oscar. Já Wagner Moura, que interpreta Marcelo, foi indicado como Melhor Ator.

O longa-metragem foi destaque em premiações internacionais, tendo vencido o prêmio de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes, onde estreou. Mais recentemente, Moura fez história como o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro na categoria de atuação. “O Agente Secreto” saiu premiado como Melhor Filme em Língua Não-inglesa.

A expectativa para o Oscar se concretizou. Vale lembrar que o atual vencedor da categoria de Melhor Filme Internacional é “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, deixando o Brasil no páreo por dois anos seguidos.

Além do sucesso de “O Agente Secreto”, o brasileiro Adolpho Veloso apareceu na categoria de Melhor Fotografia, por seu trabalho em “Sonhos de Trem”, fechando 5 indicações para o Brasil.

Veja os concorrentes em cada categoria:

Melhor Direção de Elenco:

Melhor Filme Internacional:

Melhor Fotografia:

Melhor Ator:

Melhor Filme:

Prêmio será entregue no dia 15 de março (Imagem: The Academy of Motion Picture Arts and Sciences / Divulgação)

Os esnobados

Outros dois filmes brasileiros aparecerem na pré-lista do Oscar, mas acabaram não sendo indicados. Foram eles: “Apocalipse nos Trópicos”, da diretora Petra Costa, como “Melhor Documentário”; e “Amarela”, de André Hayato Saito, como Melhor Curta-Metragem.

A cerimônia do Oscar é no dia 15 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles.

Sair da versão mobile