Dele e Dela: entenda o final chocante da minissérie no topo da Netflix

A minissérie Dele e Dela se tornou um dos maiores sucessos da Netflix neste começo de ano. A produção somou 19,9 milhões de visualizações na última semana e alcançou o primeiro lugar em 51 países. A trama envolvente, de mistério e suspense, tem um final surpreendente.

A série acompanha Anna Andrews (Tessa Thompson), uma âncora de TV que leva uma vida isolada em Atlanta, distante dos amigos e em crise com a própria carreira. Tudo muda quando ela descobre que Rachel (Jamie Tisdale), uma antiga amiga do ensino médio, foi encontrada morta na cidade onde cresceu, Dahlonega.

Diante da notícia, ela decide retornar retorna ao local para buscar respostas por conta própria sobre o crime.

Metrópoles

Tessa Thompson e Jon Bernthal em Dele e Dela da Netflix

1 de 3

Tessa Thompson e Jon Bernthal em Dele e Dela da Netflix

Divulgação/Netflix

Tessa Thompson e Jon Bernthal em Dele e Dela da Netflix

2 de 3

Tessa Thompson e Jon Bernthal em Dele e Dela da Netflix

Divulgação/Netflix

Jon Bernthal em Dele e Dela da Netflix

3 de 3

Jon Bernthal em Dele e Dela da Netflix

Divulgação/Netflix

Por outro lado, Jack Harper (Jon Bernthal), ex-marido de Anna, é o detetive responsável pelo caso. A presença dele transforma o retorno da jornalista em um jogo desconfortável de desconfianças mútuas, marcado por suspeitas que vão além do assassinato.

À medida que a investigação avança, o crime passa a envolver outras figuras do passado do casal, como Zoe (Marin Ireland) e Helen (Poppy Liu), ex-colegas de classe de Anna, até a grande revelação sobre quem estava por trás do crime.

Mas afinal, quem é o assassino?

Atenção! A partir daqui serão revelados todos os detalhes sobre o encerramento da minissérie. Ou seja: vem spoiler por aí.

Nos episódios finais, o mistério do assassinato apresenta uma resposta. Anna e Jack concluem que a responsável pelas mortes é Lexy Jones, uma âncora de TV de Atlanta que, na verdade, se chama Catherine Kelly. Antiga colega de escola de Anna, ela tinha sido excluída do grupo de amigas durante a adolescência.

A narrativa aponta que Lexy teria a motivação de vingança pelos abusos sofridos no passado, e tinha como objetivo eliminar antigos algozes. O plano culminaria na morte de Anna, evitada no último momento quando Priya, parceira de Jack na polícia, atira contra Lexy. O caso, então, parece resolvido.

Leia também

A revelação que muda tudo

Um ano depois, a história ganha um novo significado. Ao ler uma carta deixada pela mãe, Alice, Anna descobre que Lexy nunca foi a assassina. A verdadeira responsável pelos crimes era a própria Alice, que manipulou provas e direcionou as suspeitas para Catherine desde o início.

Na carta, Alice confessa ter matado Rachel, Helen e Zoe, as antigas amigas de Anna. A motivação é por conta da festa de 16 anos da filha, quando as adolescentes organizaram um abuso sexual contra Anna. Catherine também foi violentada naquela noite, mas conseguiu fugir, deixando Anna sozinha.

A tragédia só veio à tona anos depois, quando Alice assistiu às gravações feitas por Anna na adolescência. Abalada, e após a morte repentina do bebê de Anna sob seus cuidados, Alice decidiu fazer justiça com as próprias mãos.