Defesa Civil prevê semana inteira de chuvas e possível retorno do Rio Acre à cota de alerta

Volume elevado de chuvas mantém Rio Acre em nível de atenção

última semana de janeiro deve ser marcada por chuvas em todos os dias em Rio Branco, aumentando o nível de atenção das autoridades para a situação do Rio Acre. O alerta foi feito pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, ao destacar que o volume acumulado de precipitações pode ultrapassar 100 milímetros apenas nos próximos dias.

Segundo Falcão, o cenário é de instabilidade contínua, sem previsão de períodos seguros até o fim do mês, pelo menos, o que pode fazer com o que o Rio Acre volte a atingir a cota de alerta, que é de 13,50 metros na capital.

Chuvas diárias podem elevar Rio Acre à cota de alerta | Foto: Pedro Devani/Secom

“Agente tem previsão de chuva para todos os dias, com acumulado da semana podendo ultrapassar 100 milímetros de agora até o final de semana”, disse o coordenador.

Falcão explicou que o solo da capital acreana já está em nível crítico de saturação, com cerca de 94% de encharcamento, o que reduz a capacidade de absorção da água da chuva e favorece o aumento rápido do nível do rio. Mesmo após um período recente de vazante, o Rio Acre voltou a apresentar elevação nesta segunda-feira (26), conforme monitoramento diário da Defesa Civil.

De acordo com o tenente-coronel, o acumulado do mês se aproxima de 550 milímetros, podendo chegar a cerca de 650 milímetros caso a previsão se confirme até o fim de semana. O número é mais que o dobro da média histórica esperada para todo o mês, que é de aproximadamente 287 milímetros.

“Nós já estamos com o dobro, com quase 550 milímetros e aproximando aí de 600 milímetros de chuvas, o que é esperado para todo mês é 287, então nós já dobramos essa marca, e lembrando que nós temos ainda até o final de semana”, explicou Falcão.

O coordenador lembrou ainda que situação semelhante ocorreu em dezembro, quando o volume de chuvas também superou significativamente a média mensal. “Estamos tendo meses consecutivos com índices muito acima do esperado, o que exige atenção constante”, destacou.

Apesar do cenário preocupante, a Defesa Civil avalia que, no momento, a possibilidade de um novo transbordamento é baixa. No entanto, a chance de o Rio Acre voltar a atingir a cota de alerta é considerada real. “Transbordamento, eu acredito que não, a não ser que ocorra algo totalmente fora do previsto. Mas a cota de alerta pode ser alcançada novamente”, esclareceu Falcão.