Uma mulher, de 39 anos, foi encontrada morta na tarde deste sábado (3) em uma área de mata localizada dentro do campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na zona sul de Manaus. A vítima foi identificada como Érica Lopes Xavier e apresentava sinais de asfixia.
De acordo com informações preliminares, o principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, conhecido apenas como “Ceará”. Testemunhas relataram que Érica estava desaparecida e que o próprio homem teria informado aos familiares o local onde o corpo estava.
Após a indicação, parentes foram até o ponto citado e encontraram a vítima sobre um colchão, dentro de um barraco improvisado no interior da universidade. Segundo relatos da família, o casal vivia em situação de rua e Érica possuía mobilidade reduzida, utilizando muletas para se locomover.
Familiares também afirmaram que a mulher já havia sofrido episódios anteriores de violência doméstica. A principal linha de investigação aponta que o crime pode ter sido motivado por ciúmes.
Após o ocorrido, o suspeito tentou fugir, mas foi localizado e agredido por populares. Ele precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio.
O corpo de Érica foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), e o caso será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Leia Mais:
- Feminicídio: corpo de mulher é encontrado dentro de caixa d’água da sogra
- Exclusivo: suspeito de feminicídio escreveu carta antes de matar mulher a facadas na frente do filho; leia
- Assim como Tainara, mais de 1.400 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil em 2025

