A cheia do Rio Acre já afeta 27 bairros de Rio Branco e impacta diretamente mais de 2,3 mil pessoas no perímetro urbano, segundo levantamento da Defesa Civil Municipal. Ao todo, são 631 famílias atingidas na zona urbana, além de cerca de 250 famílias na zona rural.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, o nível do rio chegou a 14,59 metros no domingo (18) e começou a apresentar leve vazante, mas ainda permanece acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.
“A leitura que eu faço é que o rio deve continuar em vazante e sair da cota de transbordo e da cota de alerta. Mas isso pode mudar a qualquer momento, dependendo das chuvas. Ele pode voltar a subir e transbordar novamente”, alertou o coordenador.
Os boletins oficiais mostram que, ao longo do domingo, o Rio Acre subiu gradualmente, saindo de 14,53 metros pela manhã até atingir 14,59 metros à noite. Já na madrugada desta segunda-feira (19), o nível recuou para 14,52 metros e, às 9 horas, chegou aos 14,49 metros.
Apesar da queda, a previsão meteorológica mantém o cenário de atenção. Segundo a Defesa Civil, há previsão de chuva para todos os dias até o próximo sábado, ainda sem definição do volume acumulado. “Mesmo sem chuvas intensas, a regularidade das precipitações mantém o risco de nova elevação”, explicou Falcão.
