Reprodução/Redes Sociais

Participante da Casa de Vidro do Big Brother Brasil (BBB 26) no Centro-Oeste, Jordana Morais está sendo acusada de se autodeclarar negra para concorrer no concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).
A acusação contra a advogada foi publicada no X (antigo Twitter) e apresenta um documento do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O print que circula nas redes mostra o nome da BBB, Jordana Ribeiro Morais, na relação final dos candidatos que se autodeclararam negros.
O documento em que aparece o nome de Jordana se trata do concurso de 2015 do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) para formação de cadastro de reserva nos cargos de analista judiciário e de técnico judiciário. Na época, a participante da Casa de Vidro teria 18 anos e o cargo técnico exigia apenas ensino médio completo.
A reportagem avaliou o documento e confirmou o nome da candidata na listagem. A apuração mostrou ainda que ela não passou no concurso. Veja:
Leia também
Nas redes sociais, internautas se mostraram indignados com a informação. “Vocês de Brasília só tem um objetivo: levar um cartaz falando da jordana frauda cota”, escreveu um usuário. “Passado que a Jordana usou as cotas raciais para passar em advocacia, temos um Matteus 2.0”, escreveu outro usuário.
A referência é ao ex-BBB, Matheus Amaral, mais conhecido como Alegrete, que se tornou alvo de polêmica em torno do uso indevido de cotas raciais para ingressar em uma faculdade em 2014. O caso ganhou uma nova reviravolta após a universidade em questão confirmar que o ex-BBB assinou a autodeclaração de pessoa preta.
Apesar disso, alguns seguidores nas redes sociais, acusam equipes de participantes adversários de inventarem a informação.
O Metrópoles tentou contato com a equipe da participante por meio das redes sociais e até o momento não obteve resposta.
🚨 URGENTE: Jordana, a “princesinha” da Casa de Vidro do #BBB26, se autodeclarou NEGRA para concorrer no concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Qual opinião de vocês? pic.twitter.com/Oarl8XwDKB
— Ygona comenta🌾 (@YgonaComenta) January 11, 2026
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?