Um avião monomotor caiu em uma plantação na zona rural de Tambaú (SP), na manhã desta quinta-feira (8). O piloto Leandro Braidotti, de 45 anos, sofreu escoriações e foi socorrido por equipes de emergência.
De acordo com a Defesa Civil, a aeronave, um Embraer Ipanema 202, de prefixo PT-VVE, realizava pulverização de cana-de-açúcar no momento do acidente.
Piloto saiu antes de incêndio
Segundo as informações apuradas no local, o piloto conseguiu sair da aeronave antes que ela pegasse fogo, após colidir com árvores ao cair na plantação. Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Tambaú, onde passou por avaliação médica.
A Secretaria de Saúde informou que o piloto realizou exames, não apresentou fraturas e permaneceu em observação antes de receber alta ainda nesta tarde. Conforme a pasta, o paciente estava consciente, comunicativo e em bom estado geral.
O proprietário do avião, Arnaud Araújo, afirmou que uma pane mecânica obrigou o piloto a realizar um pouso forçado. Segundo ele, Leandro é um piloto experiente e trabalha com a empresa há cerca de três anos.
Investigação será conduzida pelo Cenipa
O Corpo de Bombeiros de Casa Branca chegou a ser acionado, mas a Defesa Civil já havia prestado o atendimento necessário no local do acidente.
A empresa proprietária da aeronave, Agrossol, informou que comunicou oficialmente a Força Aérea Brasileira (FAB). Equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) são aguardadas para iniciar as apurações sobre as causas da queda.
