Documentos divulgados nesta sexta-feira (30) como parte dos arquivos da investigação sobre Jeffrey Epstein mencionam uma denúncia contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por abuso sexual de uma menor de idade. Segundo o material, o caso teria ocorrido em 1994, quando a suposta vítima tinha 13 anos.
O documento incluído nos arquivos é uma denúncia recebida pelo FBI e descreve acusações semelhantes às apresentadas em um processo que veio a público em 2016, posteriormente retirado pela denunciante, identificada à época pelo pseudônimo Jane Doe.
De acordo com o relato, a adolescente teria viajado a Nova York com a intenção de seguir carreira como modelo e teria sido aliciada por Jeffrey Epstein, com quem Trump mantinha relação social nos anos 1990 e início dos anos 2000.
A denúncia afirma que, em uma ocasião, Epstein teria solicitado que a menor mantivesse relações sexuais com Trump e que, em outro episódio, ambos teriam cometido o abuso. Ainda segundo o documento, a vítima teria sido ameaçada para não relatar o ocorrido.
Divulgação dos documentos
A nova leva de arquivos foi comentada pelo vice-procurador-geral dos Estados Unidos, Todd Blanche, que afirmou que os documentos incluem mais de 2 mil vídeos e cerca de 180 mil imagens, muitas delas classificadas como pornografia comercial. Segundo ele, a Casa Branca não interferiu no processo de divulgação.
“Não protegemos Trump na divulgação dos arquivos”, afirmou Blanche, acrescentando que esta liberação marca o encerramento da revisão conduzida pelo Departamento de Justiça para garantir transparência e cumprimento da lei.
A divulgação dos arquivos começou em dezembro, após a promulgação da Lei de Transparência dos Arquivos Epstein. No início do mês, o Departamento de Justiça reconheceu em documento judicial que havia divulgado apenas 1% do material disponível, o que motivou críticas e questionamentos públicos.
Até o momento, não há decisão judicial sobre a denúncia citada nos documentos, nem confirmação oficial de investigação ativa envolvendo o presidente.
Leia Mais no Bacci Notícias:
- Após pedido de Trump, Putin aceita cessar bombardeios na Ucrânia
- Quem é Nicki Minaj, cantora que se declarou fã número 1 de Trump; vídeo
- Trump oficializa saída dos EUA do Acordo de Paris sobre o clima
