Juruá Informativo

Área Restrita: saiba o que a produtora disse sobre proibição da PF

Área Restrita: saiba o que a produtora disse sobre proibição da PF

Divulgação

Cena de Aeroportos - Área Restrita - Metrópoles
1 de 1 Cena de Aeroportos – Área Restrita – Metrópoles – Foto: Divulgação

A Moonshot, produtora responsável pela série Aeroporto: Área Restrita, se pronunciou após a Polícia Federal (PF) suspender as gravações do programa em diferentes aeroportos do país.

A empresa afirmou que a produção da oitava temporada teve início em dezembro de 2025 e que a PF havia concedido autorização para as filmagens nos aeroportos de Viracopos (VCP), Galeão (GIG) e Pinto Martins (FOR).

No entanto, em janeiro de 2026, a Polícia Federal voltou atrás, negou o credenciamento da equipe para acessar áreas restritas do Aeroporto de Guarulhos e também revogou a autorização para gravações nos demais terminais.

1 de 3

Aeroporto: Área Restrita

Divulgação

2 de 3

Aeroporto: Área Restrita

Divulgação

3 de 3

Aeroporto: Área Restrita

Divulgação

A PF, por sua vez, sustenta que não participa do programa há vários anos e que adota, de forma reiterada, o entendimento institucional de indeferir pedidos desse tipo.

A Moonshot contesta a versão da corporação e afirma que, ao longo de sete temporadas consecutivas, a Polícia Federal analisou e aprovou as credenciais de todos os profissionais envolvidos na produção de Aeroporto: Área Restrita.

Leia também

Motivo da decisão

Segundo a Polícia Federal, a decisão decorre do cumprimento de normas constitucionais, legais e regulamentares relacionadas à segurança da aviação civil no Brasil.

“As Áreas Restritas de Segurança são classificadas como zonas prioritárias de risco, sujeitas a rigorosos controles de acesso, limitados exclusivamente a pessoas com necessidade operacional ou funcional, não se enquadrando atividades de entretenimento ou produção audiovisual nesse critério”, explicou, em nota.

Segundo a PF, normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) proíbem o registro de imagens que envolvam procedimentos, fluxos e infraestruturas sensíveis à segurança aeroportuária. O órgão também negou qualquer conflito institucional com a Receita Federal no caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Mais opções no Google Chrome

2.

Configurações

4.

Notificações

5.

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Sair da versão mobile