Siga o Olhar Digital no Google Discover
A Amazon anunciou nesta quarta-feira (28) um novo corte de empregos que atinge cerca de 16 mil funcionários. O movimento faz parte de uma redução de custos e reestruturação em andamento na companhia, seguindo o exemplo de outras empresas de tecnologia.
A decisão foi comunicada por Beth Galetti, Vice-Presidente Sênior de Experiência do Funcionário e Tecnologia da Amazon, e se soma às 14 mil demissões realizadas em outubro do ano passado.
Em comunicado oficial (confira a íntegra ao final da página), Galetti afirmou que a empresa vem trabalhando para eliminar a burocracia e aumentar a autonomia das equipes, o que resultou na redução de pessoal.
Segundo a Amazon, os funcionários desligados nos Estados Unidos terão um prazo de 90 dias para buscar uma recolocação interna. Caso não consigam uma nova posição, receberão pacote de indenização, apoio para recolocação profissional e manutenção temporária dos benefícios de saúde.
A empresa não detalhou quais países foram afetados. O Olhar Digital procurou a Amazon para entender se os cortes também afetam o Brasil e atualizará a nota mediante retorno.

Demissões foram antecipadas por erro interno
Antes mesmo do comunicado oficial da Amazon, já corriam boatos sobre demissões em massa. Conforme reportado pelo Olhar Digital, uma falha de comunicação interna expôs antecipadamente planos de demissões na divisão Amazon Web Services (AWS).
Funcionários nos Estados Unidos, Canadá e Costa Rica receberam, por engano, uma mensagem assinada por Colleen Aubrey, vice-presidente sênior de soluções de IA aplicada da AWS, com convites para reuniões de desligamentos previstos para esta quarta-feira (28).
No texto, batizado internamente de “Project Dawn”, a executiva afirmava que os colaboradores afetados já haviam sido notificados – o que não aconteceu.
Reestruturação e IA dentro da Amazon
- No texto que circulou internamente, Aubrey descreveu os cortes como decisões difíceis, mas necessárias para preparar a empresa para o futuro;
- As demissões fazem parte de um plano global para eliminar cerca de 30 mil postos de trabalho corporativos, o equivalente a aproximadamente 10% da força de trabalho administrativa da empresa;
- Embora a falha de comunicação tenha ocorrido na AWS, as demissões anunciadas nesta semana devem atingir outros setores estratégicos da empresa, incluindo varejo, recursos humanos e Prime Video.
O comunicado publicado por Galetti oficializa a reestruturação.

Comunicado das demissões na íntegra
Gostaria de informar que estamos implementando mudanças organizacionais adicionais na Amazon que afetarão alguns dos nossos colegas. Sei que esta é uma notícia difícil, e por isso estou compartilhando o que está acontecendo e os motivos.
Como compartilhei em outubro, temos trabalhado para fortalecer nossa organização reduzindo níveis hierárquicos, aumentando a responsabilidade individual e eliminando a burocracia. Embora muitas equipes tenham finalizado suas mudanças organizacionais em outubro, outras só concluíram esse trabalho agora.
Os cortes que estamos implementando hoje afetarão aproximadamente 16.000 funções na Amazon, e estamos trabalhando arduamente para apoiar todos os funcionários impactados. Isso começa com a oferta de 90 dias para que a maioria dos funcionários nos EUA procure uma nova posição internamente (o prazo pode variar internacionalmente, de acordo com as exigências locais e de cada país). Em seguida, para os colaboradores que não conseguirem encontrar uma nova posição na Amazon ou que optarem por não procurar, forneceremos suporte na transição, incluindo indenização por rescisão, serviços de recolocação profissional, benefícios de seguro saúde (quando aplicável) e muito mais.
Enquanto implementamos essas mudanças, continuaremos contratando e investindo em áreas e funções estratégicas que são cruciais para o nosso futuro. Ainda estamos nos estágios iniciais de construção de cada um dos nossos negócios e há um grande potencial pela frente.
Alguns de vocês podem se perguntar se este é o início de um novo ritmo – em que anunciamos reduções drásticas a cada poucos meses. Esse não é o nosso plano. Mas, como sempre fizemos, cada equipe continuará avaliando a responsabilidade, a velocidade e a capacidade de inovar para os clientes e fará os ajustes necessários. Isso nunca foi tão importante quanto hoje, em um mundo que muda mais rápido do que nunca.
Sou grata pela forma como nossas equipes continuam a entregar resultados – para os clientes, uns para os outros e para as coisas incríveis que estamos construindo juntos.
Obrigada,
Beth
Assista a filmes e séries
Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!
