Uma operação da Polícia Civil realizada nesta sexta-feira (9) em Assis, no interior de São Paulo, resultou na prisão de um homem suspeito de comercializar e aplicar medicamentos para emagrecimento de forma irregular. A ação recebeu o nome de Operação Higia e teve como alvo personal trainers que estariam oferecendo substâncias controladas sem autorização médica.
De acordo com as investigações, os profissionais estariam aplicando em alunos e clientes medicamentos à base de tirzepatida, princípio ativo que exige prescrição e acompanhamento médico. O uso do produto teria como objetivo acelerar a perda de peso, mas sem qualquer controle clínico ou orientação sobre os riscos à saúde.
Durante o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, a polícia encontrou ampolas com os produtos emagrecedores e várias seringas em um dos endereços investigados. No local, um homem foi preso em flagrante por adulteração e comercialização de substância terapêutica, crime previsto na legislação penal e sanitária.
Nos outros imóveis vistoriados, nada de ilícito foi localizado. A operação contou com a participação de 16 policiais civis da região.
O nome “Higia” faz referência à deusa grega associada à saúde, higiene e prevenção de doenças, simbolizando o combate a práticas que colocam a vida das pessoas em risco.
Leia mais:
- Saiba quem é o personal que ameaçou ‘brincar’ de tortura com a ex
- Personal trainer é morto a tiros pela ex-namorada disfarçada com peruca
- Personal de Virginia quebra silêncio após massagem polêmica; veja o que ele disse
