Olhar Digital > Pro > Adeus, Windows? Google vaza sistema que transforma Android em computador
Imagens do Aluminium OS revelam barra de tarefas, Chrome com extensões e recurso de multitarefa; confira o que se sabe sobre o novo sistema
Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre Android
Tudo sobre Google
O Google deixou vazar por engano um relatório técnico que mostra o Aluminium OS (ALOS), versão do Android feita para rodar em computadores. O sistema, baseado no Android 16, foi visto em vídeos funcionando num notebook da HP.
Em paralelo, a Microsoft facilita a integração entre Windows e Android. Uma atualização recente do Windows 11 permite que você continue no PC o que começou a fazer num celular com Android, como ouvir uma música no Spotify ou editar um arquivo do Office.
Google adapta barra de tarefas e traz funções de navegador de PC para Android
As imagens vazadas mostram que o sistema tem uma barra de tarefas na parte de baixo, com o botão de início no centro, parecido com o que vemos hoje nos celulares. No topo da tela, há uma barra que mostra o sinal do Wi-Fi, a bateria e um ícone para o Gemini, a inteligência artificial (IA) do Google. O sistema também permite dividir a tela entre dois aplicativos.
Uma das mudanças mais importantes está no navegador Google Chrome, que agora aceita extensões (aquelas ferramentas extras que antes só funcionavam em computadores). O ponteiro do mouse também foi redesenhado para ficar mais visível em telas grandes.
Aparentemente, o objetivo é fazer a pessoa sentir que está usando um computador de verdade, mesmo que o sistema por trás de tudo ainda seja Android. A expectativa é que o Google apresente mais detalhes sobre seu projeto ainda em 2026.
Já sobre a tecnologia de continuidade, chamada de “handoff”, funciona de forma parecida com o que a Apple já faz entre iPhone e Mac, por exemplo. Enquanto o Google desenvolve seu novo sistema do zero, a Microsoft usa o Windows 11 para servir de ponte. A ideia é, essencialmente, evitar que você precise recomeçar uma tarefa ao mover sua atenção de um aparelho (celular) para outro (computador).
(Essa matéria usou informações de 9to5Google e The Verge.)
Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

