O filme Valor Sentimental é um dos grandes destaques da temporada de premiações e vem chamando a atenção dos brasileiros por estar em uma disputa direta com O Agente Secreto. Apesar da rivalidade entre os filmes, uma das atrizes da produção tem uma conexão especial como o Brasil e também com Wagner Moura, estrela do longa brasileiro.
Inga Ibsdotter Lilleaas, que interpreta Agnes em Valor Sentimental, viveu no Brasil na adolescência e conhece o trabalho de Wagner Moura muito antes de dividir o circuito de festivais com ele.
1 de 5
Stellan Skarsgård e Renate Reinsve em Valor Sentimental
Reprodução
2 de 5
Stellan Skarsgård em Valor Sentimental
Reprodução
3 de 5
Elle Fanning e Inga Ibsdotter Lilleaa em Valor Sentimental
Reprodução
4 de 5
Renate Reinsve e Inga Ibsdotter Lilleaa em Valor Sentimental
Reprodução
5 de 5
Stellan Skarsgård e Elle Fanning em Valor Sentimental
Reprodução
No início dos anos 2000, quando tinha 17 anos, Inga fez um intercâmbio para o Brasil, onde estudou em uma escola brasileira e aprendeu português ao longo de um ano. A atriz revelou que parte do aprendizado da língua ocorreu assistindo a televisão, especialmente com as novelas, onde ela pode ver o trabalho de Wagner Moura pela primeira vez.
“Ele me ensinou português, de alguma maneira porque eu assistia a ele e a outros atores, claro, pelas novelas, e eu lembro dele muito bem, porque ele era ótimo”, afirmou ela em entrevista ao Deadline.
Entre as produções citadas por Inga ao falar do período no Brasil ela comentou sobre a novela Paraíso Tropical, em que Wagner viveu o vilão Olavo, eternizado nas redes sociais pelo meme ao lado de Camila Pitanga sobre ela ser a “cachorra mais burra do calçadão” e também o folhetim A Lua Me Disse, também estrelado pelo ator brasileiro.
Leia também
A relação simbólica entre os dois ganhou novos capítulos, já que Valor Sentimental e O Agente Secreto vem disputando espaço nas principais premiações da temporada.
Os filmes devem, inclusive, repetir a rivalidade na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional.
No Globo de Ouro, O Agente Secreto levou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e também rendeu a Wagner Moura o troféu de Melhor Ator em Drama. Já Valor Sentimental venceu na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, com Stellan Skarsgård.
A lista oficial de indicados ao Oscar será divulgada em 22 de janeiro.
A trama de Valor Sentimental
No filme, Stellan Skarsgård interpreta Gustav Borg, um diretor consagrado que acredita estar prestes a realizar o último — e melhor — trabalho da carreira.
O roteiro que ele escreve revisita memórias íntimas, traumas familiares e feridas antigas, mas só faria sentido se fosse protagonizado por Nora (Renate Reinsve), a filha mais velha dele. Inga Ibsdotter Lilleaas vive a irmã mais nova da personagem, Agnes.
Atriz de teatro bem-sucedida, Nora se recusa a trabalhar com o pai. A decisão, aparentemente simples, carrega anos de rejeições e ressentimentos acumulados na relação entre os dois. Diante da recusa, Borg tenta substituí-la pela jovem estrela americana Rachel Kemp (Elle Fanning).

