Antes de protagonizar uma das cenas mais marcantes da teledramaturgia brasileira em Laços de Família (2000), Carolina Dieckmmann temia não trabalhar mais com Manoel Carlos após passar por uma tragédia pessoal. Foi em uma carta escrita a próprio punho pelo autor que ele tranquilizou a atriz e prometeu a ela o papel que mudaria a carreira de ambos.
O caso foi relembrado por Carolina Dieckmmann no Altas Horas em 2020, anos antes da morte de Maneco nesse sábado (10/1). Aos 92 anos, o autor morreu em decorrência das complicações do mal de Parkinson.
Leia também

![]()

1 de 8
Carolina Dieckmmann em Laços de Família (2000)
Reprodução/Globo

2 de 8
Carolina Dieckmmann marcou as novelas como Camila em Laços de Família (2000)
Reprodução/Globo

3 de 8
Manoel Carlos era conhecido como Maneco
Foto: João Miguel Júnior/TV Globo

4 de 8
Vera Fischer e Manoel Carlos
Reprodução/Instagram

5 de 8
Manoel Carlos
Reprodução/Instagram

6 de 8
Manoel Carlos
Reprodução/Instagram

7 de 8
Maneco escreveu novelas icônicas, como Por Amor e Laços de Família
Foto: Nelson Di Rego/TV Globo

8 de 8
Carolina Dieckmmann, Manoel Carlos e Vera Fisher
Reprodução
Conforme relembrou a atriz, em 1998 ela interpretava a personagem Catarina em Por Amor. À época, ela esperava o primeiro filho. Contudo, devido a complicações, ela acabou perdendo o bebê justamente na semana em que a personagem iria descobrir uma gravidez.
“Quando a gente estava gravando o finalzinho, eu estava grávida e perdi o bebê. Era justo na semana que a personagem ficava grávida, era o final feliz. A Vera Holtz, que fazia a minha mãe, falou que eu não ia conseguir fazer essa cena“, contou Dieckmmann.
A atriz, que até então não tinha intimidade com o autor, temia que a tragédia pessoal acabasse interferindo nas gravações do final da novela.
“Lembro que ela (Vera) ligou para o Manoel Carlos do meu quarto, eu tinha intimidade zero, não o conhecia pessoalmente, e ele falou: ‘Fala pra Carol ficar tranquila, vou tirar essas cenas e vou reescrever. Vou escrever uma novela para Carolina, fala para ela isso’. Eu não sabia o que fazer”, relembrou.
“Depois de um ano e meio, chegou uma carta dele dizendo que escreveu essa novela (Laços de Família) para mim e para Vera Fischer. Ele disse: ‘Se uma das duas não fizer, não vai ser essa novela.’“

Nos anos 2000, Carolina Dieckmmann interpretou Camila, mais uma vez fazendo dupla mãe-filha com Vera Fisher, que interpretava Helena. A novela foi um grande marco para televisão da época e até hoje é destacada como uma das mais importantes obras de Manoel Carlos.
O folhetim é marcado pela cena em que Camila raspa os cabelos em decorrência do tratamento da leucemia. As imagens comoveram os espectadores e serviram para conscientizar o público sobre a doença, representando um aumento significativo no número de doações de medula óssea no Brasil.
