Proposta da SpaceX prevê constelação de satélites que aproveitarão a energia do Sol para alimentar centros de dados de IA
Siga o Olhar Digital no Google Discover
Tudo sobre Elon Musk
A grande aposta do setor de tecnologia é, sem dúvidas, a inteligência artificial. Para atender a enorme demanda por essas ferramentas, no entanto, é necessário garantir a construção de um grande número de data centers.
O problema tem sido como garantir a energia necessária para estes espaços, uma vez que o consumo é alto e a escolha por alternativas provenientes de combustíveis fósseis acentuaria a já tão grave crise climática. Mas a SpaceX, de Elon Musk, parece ter uma solução.

Proposta bastante ousada
Segundo reportagem da Reuters, a empresa quer lançar uma constelação de 1 milhão de satélites que orbitarão a Terra e aproveitarão o Sol para alimentar os centros de dados de IA. A proposta está presente em um documento enviado para a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos.
Isso seria possível graças ao desenvolvimento da próxima geração do foguete Starship. A ideia é aproveitar diretamente a energia solar quase constante com baixos custos operacionais ou de manutenção. Os satélites apresentariam alta eficiência energética, ao mesmo tempo em que reduziriam significativamente o impacto ambiental associado aos data centers terrestres, aponta o documento.
Apesar da proposta ousada, a publicação explica que é improvável que a SpaceX realmente lance 1 milhão de satélites. As companhias normalmente apresentam números muito maiores na hora de pedir aprovação do governo, o que confere uma maior flexibilidade aos projetos.
Leia mais
- SpaceX negocia fusão com xAI antes de IPO, diz agência
- Data centers: o Brasil no mapa global da nova era tecnológica
- OpenAI vai arcar sozinha com a energia de seus data centers
Empresas de Musk podem se unir
- O envio do pedido ocorre após a divulgação da notícia de que a SpaceX e a xAI, ambas empresas de Musk, estariam em negociações para uma fusão.
- O movimento antecederia uma oferta pública inicial (IPO), processo em que uma empresa privada vende ações na bolsa de valores pela primeira vez, tornando-se uma companhia de capital aberto.
- A fusão daria um novo impulso aos esforços da SpaceX para lançar data centers em órbita.
- Além disso, auxiliaria as empresas de Musk na corrida da IA, representando uma vantagem em relação a rivais, caso do Google, Meta e OpenAI.
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.