A atuação de um policial penal que estava de plantão impediu uma tentativa de fuga no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na madrugada de domingo (21). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que apontou falhas na execução do plano e a apreensão de materiais ilícitos.
Segundo a Seap, a tentativa teria sido articulada com apoio de um grupo externo, com o objetivo de beneficiar detentos do Presídio Nelson Hungria. No entanto, os envolvidos acabaram se dirigindo à unidade errada, e foram flagrados no entorno do Presídio Lemos Brito por volta das 3h15.
A movimentação suspeita chamou a atenção do policial penal de plantão, que efetuou um disparo de advertência para o alto, provocando a dispersão do grupo.
Tentativa de fuga frustrada
Durante varreduras realizadas na área externa, agentes localizaram uma bolsa contendo quatro discos utilizados em ferramentas capazes de cortar estruturas metálicas, além de uma escada improvisada.
Já no interior da unidade, foi constatado o corte de uma corrente, o que reforça a suspeita de que a tentativa de fuga já estava em andamento antes de ser frustrada.
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que a ocorrência “integra as ações permanentes de vigilância, monitoramento e controle realizado em todo o sistema prisional do estado, com foco na preservação da ordem e na proteção da sociedade”.
Leia mais:
- Vídeo: suspeito de furto tenta atirar em policial após ser flagrado, mas arma falha
- Vídeo mostra o momento em que arma falha antes de atentado que matou prefeito em desfile de Natal; assista
- Idoso reage a assalto mas arma de criminoso falha duas vezes; veja vídeo

