Ícone do site Juruá Informativo

Vídeo: PM dá voadora, agride homem com deficiência e usa spray contra moradores

video:-pm-da-voadora,-agride-homem-com-deficiencia-e-usa-spray-contra-moradores

Vídeo: PM dá voadora, agride homem com deficiência e usa spray contra moradores

Moradores da Vila São Nicolau, na Zona Leste de São Paulo, denunciam uma abordagem violenta da Polícia Militar ocorrida por volta das 18h30 de domingo (30). Vídeos de câmeras de segurança e registros feitos por moradores mostram PMs dando voadora, arremessando spray de pimenta e desferindo golpes com cassetete contra pessoas que estavam na rua, entre elas, um homem com deficiência.

Assista ao vídeo

Duas viaturas chegam à Rua Cachoeira São Benedito em alta velocidade. Minutos depois, outras equipes da PM aparecem. Um dos policiais desce do carro com arma em punho e ordena que todos se afastem. Parte dos moradores corre, enquanto outros tentam entender o que estava acontecendo.

Nas imagens, um homem identificado por vizinhos como pessoa com deficiência permanece sentado na calçada. Ele é derrubado da cadeira e recebe spray de pimenta no rosto. Em outro ponto do vídeo, um policial acerta um soco em um morador, e outro PM salta e desfere uma voadora em um rapaz de camiseta azul.

Em depoimento, um dos moradores envolvidos, que preferiu não ser identificado , relata que estava com a família no momento da agressão.

 “Eu falei ‘Calma, policial, minha filha está aqui’. Do nada, o policial me deu uma voadora. Eu só queria tirar minha família dali.”

Versões contraditórias

No boletim de ocorrência, policiais afirmam que foram acionados após uma tentativa de roubo e que moradores tentaram impedir a prisão, jogando pedras e garrafas contra a equipe,  versão contestada pelos moradores.

Uma mulher agredida precisou levar dois pontos na cabeça e relatou ter recebido spray de pimenta, golpes de cassetete e ter sido atingida por um banco arremessado por um PM.
“A gravação mostra que eu só fui avisar que ele era morador. Eu não esperava ser recebida daquele jeito”, disse.

O que aponta a SSP

A Secretaria da Segurança Pública informou, por nota, que a PM instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos agentes. A pasta declarou que “não tolera desvios de conduta” e que o caso será investigado até que todas as responsabilidades sejam definidas.

Leia mais:

Sair da versão mobile