Um brasileiro de 25 anos, natural de Carmo do Paranaíba (MG), foi preso na Espanha e extraditado para o Brasil após uma operação conjunta entre autoridades brasileiras, a Polícia Judiciária espanhola e a Interpol. O suspeito era procurado pela Justiça de Minas Gerais pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O extraditado desembarcou nesta sexta-feira (19) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, escoltado por agentes da Polícia Federal.
Prisão na Espanha
O homem foi localizado e detido no território espanhol após a emissão de uma difusão vermelha da Interpol, mecanismo usado para localizar e prender criminosos procurados internacionalmente. A ação faz parte da cooperação entre o Brasil e as autoridades policiais da Espanha.
Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Vara Única da Comarca de Rio Paranaíba, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que fundamentou o pedido oficial de extradição.
Atuação no tráfico em Minas Gerais
De acordo com as investigações, o suspeito atuava no tráfico de drogas desde 2018, em Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba. Segundo a Polícia Federal, ele agia em associação com outras pessoas e comercializava substâncias como maconha, LSD e cocaína de forma habitual.
O preso deve agora responder aos processos em andamento na Justiça mineira.
Veja mais:
- Influenciador brasileiro vira alvo da Interpol por suspeita de desviar R$ 146 milhões via Pix
- Casal da lista vermelha da Interpol é jurado pela máfia; entenda
- ‘Máfia da calabresa’: Interpol extradita três criminosos após megaoperação

