Pesquisa mostra que multitarefa ao volante prejudica tanto a condução quanto o uso dos comandos digitais pelo motorista

Imagem: PH888/Shutterstock

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Antes dominados por botões físicos e controles giratórios, os painéis dos carros modernos estão cada vez mais ocupados por grandes telas sensíveis ao toque.

A mudança facilita o uso de mapas, mídia e aplicativos, mas elimina uma vantagem importante dos comandos tradicionais: a possibilidade de operar funções sem tirar os olhos da estrada. A pergunta central é como essa dependência visual afeta a segurança ao volante.

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Simulador revela aumento de desvios de faixa durante o uso de telas sensíveis ao toque (Imagem: GWM/Divulgação)

Um novo estudo da Universidade de Washington, em parceria com o Instituto de Pesquisa da Toyota (TRI), investigou como motoristas lidam com a direção e o uso de telas sensíveis ao toque sob diferentes níveis de distração mental.

Os resultados indicam que a multitarefa compromete tanto a condução quanto a interação com as interfaces digitais do veículo.

Multitarefa prejudica direção e precisão

  • No experimento, 16 participantes dirigiram em um simulador enquanto tocavam alvos em uma tela sensível ao toque de 12 polegadas, semelhante às usadas em carros atuais.
  • Ao mesmo tempo, eles realizaram testes de memória que simulam a carga cognitiva do trânsito real.
  • Sensores acompanharam o movimento dos olhos, das mãos e sinais fisiológicos ligados ao esforço mental.
  • Quando os motoristas usavam a tela, o desvio lateral na faixa aumentou 42%. Já a precisão e a velocidade dos toques caíram 58% durante a condução e pioraram ainda mais quando a carga mental aumentou.
  • Curiosamente, aumentar o tamanho dos botões virtuais não melhorou o desempenho.
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Painéis digitais distraem motoristas e afetam o controle do veículo (Reprodução: Freepik/pvproductions)

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Caminhos para telas mais seguras

Os pesquisadores observaram que muitos motoristas estendem a mão para a tela antes mesmo de olhar para ela, o que torna a busca visual o principal gargalo.

Com base nisso, o estudo sugere que futuros sistemas veiculares usem sensores simples — como rastreamento ocular ou sensores no volante — para medir a atenção do motorista.

A partir desses dados, a interface poderia se adaptar em tempo real, destacando controles essenciais e reduzindo distrações. Segundo os autores, compreender essa interação é fundamental para tornar as telas sensíveis ao toque mais seguras e compatíveis com a condução.

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Direção e touchscreen não combinam bem, conclui nova pesquisa (Imagem: Andriy Baidak / Shutterstock.com)

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.