Juruá Informativo

Senai lança IA gratuita para ajudar a procurar emprego e planejar carreira

Senai lança IA gratuita para ajudar a procurar emprego e planejar carreira

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Tudo sobre Google

Tudo sobre Inteligência Artificial

O Senai lançou uma plataforma gratuita de inteligência artificial (IA) nesta segunda-feira (15). Batizada de Nai e desenvolvida com tecnologia do Google Cloud, ela é voltada para carreira e empregabilidade.

A proposta é ajudar estudantes e trabalhadores a entender melhor onde estão profissionalmente. E, principalmente, como se aproximar das demandas atuais da indústria brasileira

Na prática, a ferramenta analisa informações fornecidas pelo próprio usuário, cruza esses dados com o que tem sobre o mercado de trabalho e devolve diagnósticos, sugestões de cursos e caminhos possíveis de carreira.

O ponto de partida é: o usuário acessa a plataforma do Carreira e Empregabilidade do Senai, envia o currículo e preenche informações sobre sua trajetória profissional e acadêmica. Esse material serve como base para que a IA entenda quem é essa pessoa no mercado de trabalho hoje.

Captura de tela mostrando conversa na Nai, plataforma de inteligência artificial (IA) do Senai
Dá para conversar com IA do Senai sobre o que você procura no mercado de trabalho (Imagem: Senai/YouTube)

Em seguida, entra em cena um quiz de carreira, com perguntas sobre objetivos profissionais, aspirações e competências (tanto técnicas quanto comportamentais). 

A ideia aqui não é testar conhecimento, mas mapear interesses e habilidades de forma estruturada, para alimentar a análise da IA.

Com esses dados em mãos, a chamada Agente de Carreira cruza as informações do usuário com demandas atuais da indústria. A partir daí, identifica pontos fortes, lacunas de qualificação e sugere cursos do Senai

A agente também indica áreas em expansão e possíveis trajetórias profissionais, incluindo vagas abertas no mercado – entre elas, oportunidades listadas no Google Jobs.

Assista abaixo um vídeo, publicado pelo Senai, que resume como a plataforma funciona:

Plataforma mostra o que falta e aponta próximos passos da carreira

Um dos diferenciais da plataforma é o cálculo da chamada “brecha de competências”. É uma medida do que ainda falta para o usuário sair do ponto onde está e chegar ao objetivo profissional que definiu.

Essa distância vira base para recomendações mais precisas de aprendizagem. Com isso, a ferramenta passa a indicar conteúdos personalizados, alinhados às necessidades específicas de cada perfil. 

Processo para usar IA do Senai começa com envio de currículo e termina com geração de resumo profissional (Imagem: Divulgação/Senai)

Ao final do processo, o usuário recebe um resumo profissional, com habilidades identificadas, pontos de melhoria e evolução observada ao longo do tempo. Tudo fica salvo no perfil, que segue sendo atualizado com novas recomendações.

Leia mais:

O Senai também antecipou próximos passos da plataforma. Estão previstas funcionalidades como:

No geral, a ideia é ampliar o papel da IA como guia contínuo na construção da carreira.

Sair da versão mobile