Juruá Informativo

Rios do Juruá recebem reforço do Gefron com nova lancha e patrulhamento intensivo

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apresentou um balanço detalhado das ações realizadas desde a criação da força-tarefa, em 2019, destacando apreensões, prisões e impactos financeiros ao crime organizado em diversos municípios do Acre. Segundo os dados divulgados, as operações resultaram na apreensão de 5 toneladas de drogas, 210 armas e 680 mil maços de cigarros, além da prisão de 980 pessoas. O prejuízo estimado para organizações criminosas chega a R$ 114 milhões.

As informações foram detalhadas pelo coordenador do Gefron, coronel Assis, durante apresentação realizada nesta terça-feira (30).: Foto/Reprodução

As informações foram detalhadas pelo coordenador do Gefron, coronel Assis, durante apresentação realizada nesta terça-feira (30). Segundo ele, os números demonstram o resultado da atuação integrada das forças de segurança nas áreas de fronteira do estado.

Para ampliar as operações em 2026, o Gefron recebeu recentemente uma lancha equipada com motor de 200 HP, que permitirá intensificar o patrulhamento fluvial no Vale do Juruá. A embarcação chegou a Cruzeiro do Sul no último fim de semana e permanecerá de forma permanente no município, aumentando a capacidade de atuação em rios de difícil acesso.

O coronel Assis explicou que o deslocamento fluvial entre Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, município mais distante da região de fronteira, poderá ser realizado em pouco mais de quatro horas com a nova lancha. Ele ressaltou ainda que a presença da base aérea do CIOPAER em Cruzeiro do Sul, combinada à atuação fluvial do Gefron, fortalece a resposta a ocorrências na região.

Para janeiro de 2026, o Gefron planeja ações de patrulhamento preventivo no Juruá, uma ação social na comunidade de Três Bocas e policiamento durante o Novenário de São Sebastião, em Marechal Thaumaturgo, com apoio do 61º Batalhão de Infantaria de Selva. Está também prevista a chegada de uma embarcação semelhante para reforçar as operações na regional do Alto Acre.

Sair da versão mobile