Para a despedida de 2025, o Acre se prepara para um final de ano com clima instável, com chuvas previstas em todas as regiões do estado, seguindo o padrão observado ao longo de grande parte de dezembro. No último dia do ano, quarta-feira (31), a previsão indica céus predominantemente nublados ou cobertos, com temperaturas variando entre 23ºC e 31ºC, conforme levantamento do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Chuva e trovoadas esperadas para a virada do ano em Cruzeiro do Sul e região: Foto/Reprodução
No Vale do Juruá, onde está localizada Cruzeiro do Sul, a previsão é de um céu alternando entre nublado e parcialmente nublado. As temperaturas na cidade e em outros municípios da região, como Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Feijó, Tarauacá e Jordão, devem variar entre 23ºC e 29ºC. A grande expectativa para essa área é a possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas, especialmente durante a virada de ano, fazendo com que o clima de Réveillon seja marcado por uma atmosfera chuvosa.
As condições climáticas serão semelhantes nas cidades do Vale do Purus, como Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira, com temperaturas entre 24ºC e 29ºC, além de chuvas ao longo do dia.
A previsão para o Alto Acre
Nas cidades do Alto Acre, como Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, o clima será nublado e encoberto, com chuvas ocasionais. As temperaturas deverão alcançar uma máxima de 31ºC, sendo a região mais quente do estado na quarta-feira (31).
Chuvas em todo o estado para o fim de 2025
Embora o tempo em Rio Branco e outras cidades do Baixo Acre, como Bujari, Acrelândia, Capixaba, Porto Acre, Plácido de Castro e Senador Guiomard, seja marcado por céu encoberto e nublado, a previsão de chuvas também se estende por essas áreas, com temperaturas oscilando entre 24ºC e 30ºC.
O estado se prepara para um fim de ano chuvoso e instável, refletindo a temporada de chuvas que domina grande parte de dezembro e trazendo um cenário de virada de ano marcado por temporais e trovoadas, principalmente no Vale do Juruá.
