A vida de Waldemar Ruy dos Santos, conhecido como Asa Branca, será contada nos cinemas a partir do dia 18 de dezembro. O locutor, que revolucionou as arenas de rodeio no Brasil e se tornou famoso nacionalmente nos anos 1990, será interpretado por Felipe Simas na produção Asa Branca — A Voz da Arena, dirigida por Guga Sander.
Veja a entrevista do Metrópoles com o elenco do filme:
Waldemar Ruy dos Santos nasceu em 19 de abril de 1962, na cidade de Turiúba, em São Paulo. Ainda jovem, começou a carreira nos rodeiros como peão, mas sofreu um grave acidente onde teve o pulmão perfurado. Ele então reencontrou o amor pela arena ao se tornar locutor dos rodeiros e foi fundamental para mudar a maneira como os eventos eram feitos no Brasil.
Foi ele quem transformou os rodeiros em espetáculos, com locuções de dentro da arena mesmo, próximo aos bois, com a presença de nomes da música e também com grandes entradas triunfais. O carisma dele o deixou famoso em nível nacional, fazendo com que ele participasse de novelas na TV e de programas de auditório nos anos 1990.
A vida do locutor também foi marcada por momentos controversos. Ele enfrentou problemas com o vício em drogas e também com uma vida de ostentação. Ele teve namoros midiáticos, gostade de viagens de jatinho e esbanjava a fortuna com festas e compras estravagantes.
No auge da carreira, ele erecebeu o diagnóstico de HIV positivo e, anos depois, enfrentou doenças graves como a “doença do pombo” (neurocriptococose) e um câncer agressivo na mandíbula.
O período dele no hospital o fez repensar a vida e passar por uma transformação espiritual e ética. Ele chegou a pedir perdão publicamente pelos maus-tratos aos animais nos rodeios de antigamente, reconhecendo o sofrimento que as montarias causavam.

![]()

1 de 4
Cena de Felipe Simas no filme Asa Branca — A Voz da Arena
Fabio Braga/Pivô Audiovisua/Divulgação

2 de 4
Cena de Felipe Simas e Lara Tremouroux no filme Asa Branca — A Voz da Arena
Fabio Braga/Pivô Audiovisua/Divulgação

3 de 4
Felipe Simas interpreta Asa Branca na cinebiografia do famoso locutor de rodeios
Fabio Braga/Pivô Audiovisua/Divulgação

4 de 4
Cena de Felipe Simas no filme Asa Branca — A Voz da Arena
Fabio Braga/Pivô Audiovisua/Divulgação
Em 2019, tentou carreira na música com ajuda de amigos famosos, mas o câncer que enfrentava o impediu de dar sequência ao sonho. Asa Branca morreu um ano depois, aos 57 anos. Na época, ele estava internado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e não resistiu às complicações da doenaç.
O filme Asa Branca – Voz da Arena estreia nos cinemas brasileiros no dia 18 de dezembro. A trama mostra momentos chaves na vida de Asa Branca, passando pelo trauma que o fez deixar de ser peão de rodeio, a descoberta do amor pela locução e a maneira como revolucionou o evento.
