Um homem de 39 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4/12), suspeito de extorquir funcionários e promover ataques contra trens da Rumo Logística na Baixada Santista, litoral sul de São Paulo. Ele foi detido no momento em que oferecia a um representante da empresa a interrupção dos ataques mediante um pagamento mensal. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os ataques já estavam sob investigação e apontavam que os criminosos danificavam locomotivas, cortando mangueiras de ar, furtando cabos de energia e realizando outras sabotagens, como acessar vagões e furtar cargas. A partir de outubro, o grupo passou também a incendiar vagões em movimento, colocando em risco moradores das imediações dos trilhos.

Foto: Reprodução
O suspeito entrou em contato com funcionários da empresa por meio de mensagens de celular, oferecendo um suposto “serviço” para impedir novos ataques, afirmando depois que tudo acabaria com o pagamento mensal. Ele foi preso em flagrante após marcar um encontro com representantes da Rumo Logística para formalizar a proposta. O homem foi encaminhado à 5ª Disccpat, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), onde permanece detido e à disposição da Justiça. O caso foi registrado como extorsão, associação criminosa e perigo de desastre ferroviário.
Entre os ataques investigados está o incêndio criminoso que atingiu, na noite de 26 de novembro, um trem carregado com celulose na linha férrea de Cubatão, onde 12 vagões foram consumidos pelo fogo. Outro trem, com carga semelhante, também pegou fogo no dia 7 de novembro, nas proximidades do bairro Vale Novo, em São Vicente, sendo necessário levar a composição até um pátio da empresa na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão, para que os bombeiros conseguissem conter as chamas. Em outubro, a concessionária também registrou ataques; no dia 21, próximo da Estrada do Acaraú, em São Vicente, uma equipe de escolta constatou que a mangueira de pressurização dos freios havia sido cortada intencionalmente. As investigações continuam para identificar outros envolvidos.
Leia também:
Ciclista morre em acidente e o cachorro dele espera resgate ao lado do corpo; veja
Deolane comenta ‘Caso Tainara’ e declara: ‘Se depender de mim ela vai voltar a andar’
Veja: caixão cai de carro funerário e assusta moradores