Olhar Digital > Pro > OpenAI diz que ChatGPT reduz jornada de trabalho: profissional economiza até 1 hora por dia

Estudo revela que a utilização da ferramenta de inteligência artificial pode encurtar tarefas cotidianas, e impulsionar produtividade

Uma das áreas em que os profissionais disseram conseguir economizar mais tempo foi a de marketing (Imagem: Dall-E/ChatGPT)

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Logo do ChatGPT

Tudo sobre ChatGPT

Inteligência artificial

Tudo sobre Inteligência Artificial

OpenAI Logo

Tudo sobre OpenAI

De acordo com um relatório recente da OpenAI, intitulado “O estado da IA empresarial”, profissionais que utilizam a ferramenta ChatGPT relatam uma economia média de cerca de 40 a 60 minutos por dia em tarefas rotineiras.

O levantamento abrangeu cerca de 9.000 empregados distribuídos em 100 empresas. A redução de tempo foi mais evidente entre profissionais de áreas como ciência de dados, comunicação e engenharia de software, que afirmaram ter o benefício de economizar entre 60 e 80 minutos diariamente. 

Leia mais:

Crescimento no uso do ChatGPT

Montagem do ChatGPT Enterprise
Ferramenta possibilita que que as empresas façam a personalização e treinem a IA para que a tecnologia atenda a demandas específicas de trabalho (Imagem: Divulgação/OpenAI)

O estudo teve como foco a utilização do ChatGPT Enterprise, uma versão da ferramenta de IA desenvolvida para o mundo corporativo. Conforme informações da OpenAI, mais de 1 milhão de clientes empresariais já utilizam as ferramentas da companhia. 

Além disso, as assinaturas tiveram um boom, multiplicando-se em mais de nove vezes sobre o ano anterior. Esse é um indicativo de que as tecnologias baseadas em GPT estão se consolidando no mercado corporativo como ferramentas de produtividade.

A economia de tempo varia conforme a tarefa

Pessoa usando ChatGPT num celular Android
O chatbot vem sendo usado como um facilitador de tarefas por vários profissionais no mercado (Imagem: Yarrrrrbright/Shutterstock)

Conforme o relatório, a inteligência artificial também consegue ajudar mais ou menos dependendo da área de atuação do profissional. 

Por exemplo, no setor de marketing, 85% das pessoas disseram que conseguem elaborar campanhas de uma forma mais rápida. Já na área de engenharia, 73% dos especialistas disseram que a tecnologia permitia uma entrega de código mais ágil.

Matheus Chaves

Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves no LinkedIn

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura

Editor(a) SEO

Layse Ventura no LinkedIn

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.