A Organização em Centros de Atendimento (OCA) de Cruzeiro do Sul tem se firmado, nos últimos três anos, como o principal ponto de entrega e recuperação de objetos perdidos no município. Localizada na região central da cidade, a unidade já reúne quase 300 itens deixados por populares, entre documentos pessoais e outros objetos extraviados.

De acordo com o coordenador da OCA, Natalino Paulo, o serviço tem como finalidade oferecer à população um local seguro e centralizado para a devolução e busca de documentos que, em muitos casos, seriam descartados ou inutilizados.
“Nos tornamos a central onde as pessoas podem procurar seus documentos perdidos. Aqui temos CNH, carteiras de trabalho, chaves, pastas com documentação e outros itens. Quem encontrar algo e não souber onde entregar pode deixar aqui. Nós catalogamos tudo para facilitar a busca do dono depois”, explicou.

Natalino também lembra que recorrer à OCA antes de solicitar a segunda via de um documento pode evitar gastos ao cidadão.
“As pessoas pagam para tirar segunda via. Então, antes de solicitar um novo documento, a pessoa pode passar na OCA e verificar se o item está aqui. Muitas vezes evitamos que alguém gaste com uma nova identidade ou carteira de motorista”, ressaltou.
O atendimento ao público ocorre de 7h30 às 13h30, diretamente na recepção da unidade. Para o período de festas de fim de ano, a OCA terá recesso nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro. Nos demais dias, o funcionamento segue normalmente no horário habitual.
