O que é fan token e para que serve?

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Você já pensou em ter acesso a produtos, serviços exclusivos e até mesmo ter a possibilidade de participar de votações em seu clube do coração? É isso que o fan token pode proporcionar. A seguir, saiba tudo sobre esse ativo digital

O que é o fan token e qual a sua utilidade?

O fan token é um ativo digital que pertence à categoria utility tokens, que em português significam “tokens de utilidade”, e funcionam como uma espécie de sócio-torcedor.

Fan token Palmeiras
Fan token do Palmeiras (Imagem: Divulgação/Palmeiras)

No entanto, a sua diferença é que ele é um ativo digital que fica guardado em uma blockchain, um banco de dados criado com o Bitcoin (BTC) no final de 2008. Não há necessidade de pagar mensalidade e ele vale dinheiro, podendo se desvalorizar ou valorizar com o tempo. 

Esse ativo digital funciona de uma forma diferente das criptomoedas como Ethereum (ETH) e Bitcoin (BTC), que flertam com os conceitos de valor mobiliário e moeda, além de serem utilizados como forma de troca. Os fan tokens não servem como uma forma de pagamento. Na verdade, são usados para criar engajamento da base de fãs e torcedores com os clubes. 

Dessa maneira, os donos de fan tokens conseguem ajudar ou palpitar na escolha do design de um uniforme ou algum outro produto, além de concorrer a prêmios, responder enquetes, auxiliar na decisão de frases escritas no vestiário e outras ações relevantes. 

Diversos tokens (Imagem: Chinnapong/Shutterstock)

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Executiva da Chiliz explica como o fan token inclui os torcedores no clube

Para entender melhor o funcionamento do fan token, o Olhar Digital conversou com a Marina Fuzeti Fagali, Gerente Sênior de Relações Públicas e Institucionais no Grupo Chiliz Brasil, empresa que agora prioriza o fan token como produto central e utiliza a tecnologia blockchain para envolver a comunidade de torcedores.

Marina explicou que o fan token atende à tríade de engajamento humano (dinheiro, amor e glória), oferecendo utilidade e interoperabilidade (permitindo o resgate de experiências exclusivas e parcerias com pequenos negócios).

Inclusão de atores participativos

Como destacado por Marina, o esporte é algo que envolve a paixão das pessoas. Diante disso, segundo ela, a tecnologia que envolve o fan token é uma das maneiras de adicionar mais atores participativos nesse meio. 

Torcida do Flamengo no Maracanã
Torcida do Flamengo no Maracanã (Crédito editorial: A.PAES / Shutterstock)

“Os atores são o próprio ativo do esporte. Então, quando você olha para um clube, eu vou trazer o Flamengo aqui como um exemplo. Ele tem a torcida como o seu grande ativo. E a torcida é que remunera o clube o tempo inteiro. Então, como é que eu estou trabalhando esse ativo? Como é que eu estou realmente me vinculando a esse ativo de forma a tirar o pleno potencial dele? O clube vai lá e tem os jogos e isso remunera a partir desse ativo. E os dias ociosos de jogos, eles fazem evento, eles fazem show para tirar mais? Esse ativo tem um potencial para além do dia de jogo em si”, disse Marina.

Como uma forma de aprofundar a explicação, a executiva trouxe um exemplo de uma experiência pessoal dela, de quando foi estudar marketing esportivo no COF Institute, em Barcelona, na Espanha.

“O COF Institute, tinha uma parceria com o Barcelona (clube de futebol) e a gente teve um trabalho de final de semestre que é em marketing, que era exatamente o diretor de marketing do Barcelona trouxe um desafio para nós que era: precisamos aumentar o potencial do Camp Nou (estádio do time). O local é um concreto ao redor, um grande estacionamento. Tem o museu, tem o jogo, né? Tem o tour ali pelo estádio e só. Então as pessoas vêm e vão embora. Como faço as pessoas virem, ficarem e gastarem mais dinheiro e ficar mais tempo aqui, interagir mais com esse espaço?”, comentou a executiva, buscando dizer que a solução é dar mais participação aos fãs. 

Trazendo para a área de fan tokens, a especialista disse que é entendendo os ativos do clube, que se cria o fan token. 

“Eu basicamente estou colocando a comunidade de torcedores dentro de uma plataforma digital, dentro de uma infraestrutura chamada blockchain. E a partir disso eu posso ter diferentes formas de trabalhar e explorar isso como negócio, né? Então esse é um ponto”, destacou.

Como comprar ativos do seu clube de coração?

Marina destacou o que ela considera ser o melhor caminho para a aquisição. “Quem deseja de fato participar das enquetes, dos jogos, poder resgatar os benefícios, a melhor forma é direto no aplicativo do Socios.com. E aí a gente tem trabalhado para fazer essa compra com menos fricção possível. Então hoje a pessoa consegue comprar diretamente via Pix.”

“A gente tem negociado com cartão de crédito também, mas estávamos enfrentando muitos problemas com os operadores aqui no Brasil. Hoje o jeito mais fácil é Pix direto e reto. Não é um ativo caro e na verdade a gente nem incentiva as pessoas a saírem comprando milhões e milhões de fan tokens”, disse a executiva.