O Agente Secreto segue forte na corrida pelo Oscar 2026. O filme dirigido por Kleber Mendonça Filho entrou na shortlist da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e permanece na disputa por uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Internacional e a Melhor Escalação de Elenco.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (16/12) e colocou a produção brasileira ao lado de outros 14 títulos que avançam para a próxima fase de votação. Conhecida como shortlist, essa etapa funciona como um recorte preliminar antes da definição oficial dos indicados. Apenas 10 dos 15 indicados vão concorrer ao Oscar.

![]()

1 de 4
Wagner Moura e Tânia Maria em O Agente Secreto
Reprodução

2 de 4
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação

3 de 4
Wagner Moura em O Agente Secreto
Divulgação

4 de 4
Sebastiana, de O Agente Secreto
Foto: Reprodução/O Agente Secreto
Além das listas que incluíram O Agente Secreto, o Brasil também aparece em outras duas pré-indicações: Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, aparece na categoria de Melhor Documentário, e Amarela, de André Hayato Saito, segue na disputa por Melhor Curta-Metragem em Live Action.
Além disso, o brasileiro Adolpho Veloso também foi indicado na categoria de Melhor Fotografia pelo trabalho no filme estadunidense Sonhos de Trem.
A lista final dos concorrentes ao Oscar será divulgada no dia 22 de janeiro, quando a Academia revela quais filmes seguem na disputa pela estatueta.
Leia também
O Agente Secreto na temporada de premiações
A produção foi aclamada por críticos de cinema que assistiram à obra em primeira mão no Festival de Cannes e recebeu 13 minutos de aplausos durante o evento.
Wagner Moura foi laureado com o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por sua atuação no filme e se tornou o primeiro brasileiro premiado na categoria na história do evento. Quem recebeu o prêmio foi o diretor Kleber Mendonça Filho, que também ganhou o Cannes de melhor diretor pelo longa.
Nesta terça-feira (2/12), o longa conquistou dois prêmios no New York Film Critics Circle Awards 2025. Wagner Moura foi eleito Melhor Ator no, tornando-se o primeiro latino a receber a honraria, e o filme venceu a categoria de Melhor Filme Internacional.
Já nesta quarta-feira (3/12), o filme protagonizado por Wagner Moura, entrou na lista dos 10 melhores filmes do ano do jornal americano The New York Times. O longa-metragem, principal aposta do Brasil para o Oscar, aparece em oitavo lugar no ranking.
Indicados a Melhor Filme Internacional
Belén — Argentina
O Agente Secreto — Brasil
Foi Apenas um Acidente — França
O Som da Queda — Alemanha
Homebound — Índia
The President’s Cake — Iraque
Kokuho — Japão
Tudo que Resta de Você — Jordânia
Valor Sentimental — Noruega
Palestina 36 — Palestina
No Other Choice — Coreia do Sul
Sirât — Espanha
Late Shift — Suíça
A Garota Canhota — Taiwan
A Voz de Hind Rajab — Tunísia
Melhor Escalação de Elenco
Frankenstein
Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
Marty Supreme
Uma Batalha Após a Outra
O Agente Secreto
Valor Sentimental
Pecadores
Sirât
A Hora do Mal
Wicked: Parte 2
