Juruá Informativo

Nível do Rio Iaco continua subindo em Sena e se aproxima da cota de alerta

A Defesa Civil Municipal de Sena Madureira registrou mais um acréscimo no volume das águas do rio Iaco, motivado pelas frequentes chuvas que vêm atingindo a região. Nesta segunda-feira (29), a régua amanheceu medindo 13,29 metros, se aproximando da cota de alerta, que é de 14 metros.

Rio Iaco se aproxima da cota de alerta/Foto: Reprodução

Nas últimas 72 horas, houve uma elevação expressiva no índice. Para se ter uma ideia, na sexta-feira (26), às 6 horas da manhã, o nível estava em apenas 6,07 metros. Ou seja, de lá para cá, subiu 7,22 metros.

Atuando há 29 anos no monitoramento do rio, o senhor Carlos Davila considera que realmente é uma situação atípica. “Durante todo esse tempo, eu nunca tinha visto em dezembro uma água dessas. Geralmente, isso ocorre em fevereiro e março”, considerou.

Diante do atual cenário, a Praia do Amarílio é o primeiro bairro a ser afetado. Isso ocorre porque várias casas foram construídas à margem do igarapé Cafezal, que represa a enchente do rio Iaco. Por enquanto, não há relatos de famílias desabrigadas.

A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e demais setores estão em alerta e prontos para atender as famílias em caso de necessidade.

Sair da versão mobile