O Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba) acaba de anunciar uma das maiores aquisições da história do espaço e do circuito artístico internacional: a compra da renomada Coleção Daros Latinamerica. O conjunto reúne 1.233 obras de 117 artistas da região, produzidas entre as décadas de 1950 e 2010.
Com a incorporação, o acervo de arte latino-americana moderna e contemporânea do Malba praticamente dobra, chegando a cerca de 3 mil obras. O feito consolida o museu argentino como um dos maiores e mais importantes detentores de arte contemporânea latino-americana do mundo.
Veja algumas das obras:
Localizado na capital argentina, o Malba é reconhecido internacionalmente por abrigar uma das obras mais icônicas da arte latina contemporânea. Desde 1995, por exemplo, o museu abriga o Abaporu, de Tarsila do Amaral, uma das peças mais emblemáticas do modernismo brasileiro e cartão-postal do museu.
A Coleção Daros é considerada um dos conjuntos mais abrangentes da produção artística latino-americana do pós-guerra até o início do século 21. Entre os destaques estão trabalhos de nomes fundamentais como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Cildo Meireles, Ana Mendieta, Doris Salcedo, Julio Le Parc, Carlos Cruz-Diez, Jesús Rafael Soto, Belkis Ayón e Tania Bruguera, além de artistas de toda a América Latina — muitos deles até então inéditos no acervo da instituição.
Leia também
Além de fortalecer o patrimônio artístico do espaço, a aquisição marca o retorno à região de obras que estavam fora da América Latina, reforçando o papel do Malba como guardião, centro de pesquisa e difusor da produção artística do continente. O novo conjunto aprofunda períodos-chave como a abstração geométrica, a nova figuração e a arte conceitual, ampliando também o alcance geográfico e histórico da coleção.
O anúncio chega em um momento simbólico: o museu se prepara para celebrar 25 anos. Como parte desse novo ciclo, que começa em setembro de 2026, o Malba também confirmou um ambicioso projeto de expansão arquitetônica, com a ampliação do edifício sob a praça adjacente. A nova construção deve dobrar a área expositiva do museu e terá início após as comemorações do aniversário.
Fundado em 2001, o Malba se tornou referência internacional pelaa coleção de arte latino-americana moderna e contemporânea, reunindo obras que ajudam a contar a história cultural do continente. Com a chegada da Coleção Daros, o museu não apenas amplia o acervo, mas reafirma o protagonismo no cenário global das artes — consolidando-se, definitivamente, como um dos grandes polos da arte latino-americana no mundo.

