A morte de Tainara Souza Santos, de 31 anos, provocou comoção e mobilização em diferentes regiões do país. Na manhã desta quinta-feira (25), um grupo de mulheres ocupou ruas de São Paulo em um protesto contra a violência que resultou na morte da jovem.
Durante o ato, manifestantes destacaram a identificação com a vítima, conhecida por sua atuação na comunidade e no futebol de várzea.
“Tainara é a mulher varziana. Mãe, filha, batalhadora, alegre, como tantas de nós. Ela representa todas nós”, afirmou Sandra Aparecida Pereira, fundadora e presidente do grupo Mulheres da Várzea Oficial de SP, em entrevista ao g1.
Segundo a liderança, o sentimento de pertencimento e reconhecimento foi imediato, justamente pela trajetória de Tainara, marcada pela participação ativa na vida comunitária. O protesto reforçou pedidos por justiça e por mais ações de combate à violência contra a mulher.
Relembre o caso
Tainara foi atropelada e arrastada por aproximadamente um quilômetro na Marginal Tietê, na região da Vila Maria, zona norte da capital paulista. Ela sofreu ferimentos gravíssimos e precisou passar por sucessivas cirurgias. Na segunda-feira (22), havia sido submetida a um novo procedimento de amputação.
De acordo com o advogado Wilson Zaska, responsável pela defesa da vítima, a cirurgia foi necessária para auxiliar na reconstrução das lesões causadas pela tentativa de feminicídio, principalmente na região do glúteo.
Prisão do suspeito
O motorista envolvido no crime, Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi preso na noite de 30 de novembro. Ele era procurado por tentativa de feminicídio e, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), teve a intenção de atropelar e matar a vítima.
Douglas foi localizado e detido por policiais em um hotel no bairro da Vila Prudente, na zona leste da capital, onde estava hospedado. O caso segue sob investigação.
Leia mais:
- Advogado de Tainara revela detalhes sobre a morte da jovem
- Caso Tainara: entenda o que pode acontecer com o ex-companheiro que atropelou a vítima
- Mãe de Tainara fez desabafo dias antes da filha falecer: ‘Que Deus faça o melhor para ela’
