Apesar dos mais de 33 milímetros de chuva acumulados nas últimas horas em Cruzeiro do Sul, o nível do Rio Juruá segue estável e dentro da normalidade nesta terça-feira (9). Pela manhã, a régua de medição da Defesa Civil marcou 9,20 metros, bem abaixo da cota de alerta, estabelecida em 11,80 metros.

O comandante do Corpo de Bombeiros no município, major Josadac Cavalcante, explicou que o cenário atual é considerado tranquilo para o período. “O rio está com uma cota tranquila para a época. Ano passado, nesse mesmo período, já estávamos com níveis bem mais altos”, afirmou. Mesmo com o grande volume de precipitação registrado nas últimas semanas, não há sinais de preocupação imediata quanto a uma possível cheia.
As equipes do Corpo de Bombeiros, juntamente com as Defesas Civil Municipal e Estadual, mantêm o monitoramento diário de toda a bacia, acompanhando desde os afluentes do Alto Juruá até a chegada das águas à cidade. “Estamos em alerta permanente. Já iniciamos o levantamento das áreas de risco e a preparação para uma possível cheia no início do ano, como acontece praticamente todos os anos”, reforçou o major.

Historicamente, os maiores picos do rio ocorrem entre fevereiro e abril. Embora o nível atual seja considerado seguro, as autoridades orientam que moradores de áreas ribeirinhas e regiões de encosta permaneçam atentos à evolução das chuvas.
“Por enquanto está tudo dentro da normalidade para dezembro, mas não baixamos a guarda. Qualquer alteração mais brusca nos afluentes já pode refletir aqui em poucos dias”, completou Josadac.
