A Justiça da Itália analisa nesta quinta-feira (18) o pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli, que está presa em Roma desde julho, após deixar o Brasil. A sessão ocorre na Corte de Apelação da capital italiana e está marcada para às 14h no horário local, 10h em Brasília.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 15 anos de prisão em duas ações penais. Em uma delas, recebeu pena de dez anos por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O pedido de extradição foi formalizado pelo governo brasileiro e tramita junto às autoridades italianas, que solicitaram informações adicionais sobre o sistema prisional brasileiro antes de tomar uma decisão.
Na última sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes respondeu aos questionamentos da Justiça italiana sobre as condições do local onde a ex-parlamentar cumpriria pena caso seja extraditada. Segundo Moraes, Zambelli deverá ser encaminhada à Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF).
De acordo com o ministro, a unidade possui estrutura adequada para receber presas condenadas e provisórias, com separação por alas, garantindo que internas em regimes diferentes não convivam entre si. Moraes também destacou que a penitenciária é fiscalizada por órgãos como a Vara de Execuções Penais e o Ministério Público.
Outro ponto abordado foi a segurança da unidade. O ministro afirmou que a Polícia Penal do Distrito Federal é formada por servidores concursados e capacitados, e ressaltou que não há histórico de rebeliões na PFDF.
A penitenciária também conta com alas específicas para atender mulheres trans e internas com bebês, além de estrutura voltada às necessidades da população carcerária feminina.
As informações, acompanhadas de documentação e imagens da unidade, foram encaminhadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dará sequência aos trâmites internacionais.
A decisão da Justiça italiana poderá definir se Carla Zambelli será extraditada para o Brasil ou se permanecerá cumprindo medidas judiciais na Itália.
Leia Mais:
- Michelle Bolsonaro critica Congresso após Moraes cassar mandato de Carla Zambelli
- Moraes anula decisão da Câmara e determina perda de mandato de Carla Zambelli
