A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (22), mais uma fase da Operação Carcará, em Teresina (Piauí), que tem como intuito proteger vítimas do abuso sexual infantojuvenil. Ao longo da ação, um homem foi preso preventivamente suspeito de planejar o sequestro de crianças e adolescentes em escolas próximas a região sudeste da cidade, usando remédios para facilitar o ato.
A 3ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Piauí expediu um mandado de prisão, após uma manifestação positiva do Ministério Público Federal (MPF) e, posteriormente, cumprido por oficiais.
A Operação tem o objetivo de combater os crimes de armazenamento, produção e compartilhamento de arquivos digitais que contenham conteúdo sexual envolvendo crianças ou adolescentes.
O suspeito pode responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material contendo violência sexual contra crianças ou adolescentes, além de outros possíveis crimes que podem ser apontados ao longo das investigações.
Recorde contra o abuso sexual infantojuvenil
No ano de 2025, a Polícia Federal alcançou um recorde de operações no Piauí voltadas ao confronto contra o abuso sexual infantojuvenil, sendo realizadas mais de 20 ações, com foco na identificação de criminosos e resgate das vítimas.
As autoridades alertam os responsáveis quanto a importância de prestar atenção em seus filhos tanto virtual, quanto fisicamente, como uma maneira de prevenir abusos sexuais.
Leia mais:
- Criança de 12 anos é torturada pelo pai após pedir pagamento de pensão alimentícia
- Vídeo: homem foge de sequestro com mãos amarradas e boca amordaçada
