Homem é preso por amputar as mãos da esposa por ciúmes

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) da comuna de Calucinga, na província do Bié, deteve um homem de 31 anos, identificado como David Praia, acusado de amputar as duas mãos da esposa com uma catana. O ataque, motivado por suspeitas de traição, ocorreu na manhã de sexta-feira (5), na aldeia de Salvador, a cerca de 100 quilómetros da sede municipal.

Segundo o SIC, o agressor acreditava que a mulher, de 24 anos, mantinha um relacionamento extraconjugal com um vizinho. Sem qualquer diálogo prévio, ele desferiu vários golpes de catana, resultando na amputação dos membros superiores da vítima e em ferimentos graves na cabeça e em outras partes do corpo.

Após o crime, David Praia fugiu da aldeia. De acordo com o porta-voz do SIC no Bié, inspector-chefe Carlos de Oliveira, a captura só foi possível graças à intervenção de populares, que auxiliaram os operacionais na perseguição. O suspeito foi encontrado a tentar suicidar-se, pendurado numa árvore.

O detido encontra-se sob custódia e deverá ser apresentado ao Ministério Público nas próximas horas. A vítima recebeu assistência médica imediata e permanece em estado grave.

As autoridades reforçam o apelo à denúncia de casos de violência doméstica e lembram que comportamentos deste tipo constituem crime punível nos termos da lei angolana.

Leia Mais:

  • Deolane comenta ‘Caso Tainara’ e declara: ‘Se depender de mim ela vai voltar a andar’
  • Comediante amputa pé após infecção grave