O governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis participaram nesta sexta-feira (5) da abertura do 1º Feirão do Emprego, realizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco.
O evento, que acontece durante toda esta sexta, das 8h às 17h, e no sábado (6), das 8h às 13h, conta com a participação de centenas de pessoas.
No local, vários serviços estão sendo ofertados por diversos órgãos e entidades, como a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (ACISA), o Sistema Nacional de Empregos (Sine), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), durante os dois dias.
Os participantes podem fazer cadastro para adquirir uma das pelo menos mil vagas de emprego ofertadas durante o evento. No local, o Sine também oferece: emissão de carteira de trabalho digital; cadastro do trabalhador; habilitação de seguro-desemprego; consulta NIT/CNIS/PIS/PASEP; consulta de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC); e consulta de extrato de FGTS.
O Ministério do Trabalho, também parceiro do evento, disponibiliza: orientação para cadastramento na conta GOV.Br, para obtenção da CTPS digital; para retirada do seguro-desemprego, além de informações sobre empréstimo consignado.
As entidades do Sistema S orientam os trabalhadores sobre a elaboração de currículos, bem como sobre a abertura e fechamento de empresas e a regularização de MEIs.
O evento também conta com a oferta de serviços pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASD) – como registro civil e Bolsa Família – e pela OCA – como inscrição e manutenção de CPF; emissão de certidões; emissão de CNH; criação/recuperação da conta GOV.BR; certidões eleitorais; e outros atendimentos.
O governador Gladson Camelí disse que o evento é uma grande oportunidade para os acreanos.
“Nós estamos aqui promovendo esse grande feirão para dar oportunidades para as pessoas que estão necessitando trabalhar. E para que eu possa cumprir com o nosso grande desafio, que é diminuir o déficit de desemprego do nosso estado. Em várias áreas, está sendo aqui um sucesso e eu agradeço a toda a equipe de governo empenhada, a todos que estão colaborando para que possamos criar oportunidades para as pessoas”, salientou.
A vice-governadora Mailza Assis, idealizadora do feirão, disse que é preciso expandir a economia acreana a partir de eventos como esse.
“A nossa intenção é que a economia do estado seja maior que o orçamento do nosso governo. Então, é por isso que essas iniciativas são importantes, essa parceria com a iniciativa privada, que é fundamental na geração de emprego. Esse é um suporte, um apoio do governo, abraçando essa causa e dando outras oportunidades para capacitação, por exemplo, para documentação, para orientação, enfim, são diversos serviços oferecidos para fortalecer a pessoa que espera por uma vaga, que quer ocupar esse espaço de emprego, essa oportunidade, para que tenha todas as condições de ser contratada e de permanecer, gerando assim dignidade, autoestima e fortalecendo a economia do nosso estado”, concluiu a vice.


